IEFP tem nova medida de apoio ao emprego

/, EMPRESAS/IEFP tem nova medida de apoio ao emprego

O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) tem uma nova medida de apoio à contratação, designada de Contrato Emprego, que visa a concessão a entidades empregadoras de um apoio financeiro à celebração de contrato de trabalho com desempregado inscrito no IEFP. O primeiro período para apresentação de candidaturas foi prorrogado, podendo os interessados efetuar a candidatura até às 18h00 do próximo dia 10 de março.

A candidatura a esta medida, recentemente criada pela portaria n.º 34/2017 de 18 de janeiro, é efetuada em Net Emprego, através de sinalização de oferta de emprego registada nesse portal (na área pessoal de cada entidade, devendo ser efetuado o registo prévio, caso ainda não esteja registada).

As empresas que apresentaram ofertas de emprego junto do IEFP a partir de 25 de julho de 2016, e desde que estas cumpram os requisitos de elegibilidade, poderão apresentar uma candidatura ao abrigo das novas regras.

Durante este período de candidatura será possível formalizar o pedido de Prémio de Conversão de Contrato.

De acordo com o IEFP, esta medida visa a “concessão de um apoio financeiro aos empregadores que celebrem contratos de trabalho sem termo ou a termo certo, por prazo igual ou superior a 12 meses, com desempregados inscritos no IEFP, com a obrigação de proporcionarem formação profissional aos trabalhadores contratados”.

O Contrato Emprego insere-se numa nova geração de políticas ativas de emprego destinadas a prevenir e a combater o desemprego, sobretudo o de públicos com maior dificuldade de integração no mercado de trabalho. Pretende também “incentivar e apoiar a criação líquida de postos de trabalho, fomentar vínculos laborais mais estáveis e favorecer a criação de emprego em zonas mais desfavorecidas”.

Mais informações e esclarecimentos podem ser obtidos através do Centro de Contacto, disponível todos os dias úteis das 8h00 às 20h00 (telefone 300 010 001). Podem aceder ainda ao portal do IEFP, em www.netemprego.pt.