Ainda tem um travessão de gravata?

//Ainda tem um travessão de gravata?

Há dias, pessoa de família veio-me pedir se tinha um travessão de gravata para emprestar ao marido. A farda reclama esse acessório, mas não o encontrou à venda. Com o adereço travessão de gravata podemos ver se gravata e camisa estão em perfeita sintonia. Tudo direitinho. Não detetei, contudo, qualquer definição para TRAVESSÃO DE GRAVATA. Talvez não tenha procurado o suficiente. Vão-se adereços antigos e surgem coisas e modas novas até para o corpo. Um bom exemplo são os implantes de silicone utilizados em cirurgia plástica para melhorar a estética das mamas e de outras partes do corpo humano. Podem dar mais volume e consistência às mamas, ou atuar em reconstruções mamárias. Como os tempos mudam! Até o corpo das pessoas. E o das mulheres com estes implantes? (Mamas 38, nem pensar! Ponham-me, por favor, 52 ou 54: direitinhas e pesadas). Nos anos 60 a Twiggy, modelo britânico, imagem quase andrógena e magricela e ícone da moda dos ANOS 60, apareceu com mini-saia e… quase sem mamas: aquilo era uma tábua!!! Como mudam os comportamentos e as sociedades!!! E como muda também a moda Corporal. Então com as TATUAGENS é uma explosão de arte e…ai, ai… se ele se tatua com o nome da Maria e depois se apaixona pela Vanessa… ou ela a tatuar-se com João amar-te-ei toda a vida e depois casa com o Quim. Julgo que o Quim deve ficar MUITO satisfeito nos momentos de intimidade…

BRILHANTE… DOUTOR ANTÓNIO INÁCIO NOGUEIRA

Mudanças, ou antes, MUTAÇÕES Notáveis e Históricas num LIVRO/DOCUMENTO/HISTÓRICO objetivamente precioso e de leitura indispensável pelo rigor da investigação académica demonstrando as implicações e vivências dos CAPITÃES DO FIM…DO QUARTO IMPÉRIO no crepúsculo e estrebuchar do anterior regime ditatorial e colonialista do nosso país. Um período marcado por situações confrangedoras e aventureiras em termos de rendição (ou devolução de territórios) ética e moralmente com muito de kafkiano. É uma obra de autoria do DOUTOR ANTÓNIO INÁCIO NOGUEIRA, eminente colaborador deste centenário jornal O DESPERTAR. Para perceber a génese do 25 de Abril de 1974 urge ler esta obra que resulta de uma tese de doutoramento do autor. Multifacetado, docente dos ensinos secundário e superior, antigo capitão miliciano comandante de uma Companhia entre 72 e 74 em Angola, ANTÓNIO INÁCIO NOGUEIRA contribui, nesta sua tese, para responder ao pródigo e emérito pensador e ensaísta EDUARDO LOURENÇO que considera não estar escrita a história da mobilização de “milhares de quadros milicianos, estudantes, médicos, intelectuais que foram mobilizados para a última e absurda cruzada contra o independentismo africano”. O Autor dá-nos a conhecer a politização estudantil da época, depoimentos de homens jovens com trinta e tantos anos com mulher, filhos e emprego, a serem mobilizados, inesperadamente, para serem constituídos à pressa e com mínima preparação como capitães milicianos de companhias porque os capitães do quadro permanente já não chegavam para os teatros de operações das frentes do antigo Ultramar onde a Guiné já estava perdida. Testemunhos lancinantes de como foi a descolonização e o papel transcendente e quase heroico destes capitães, feitos na primeira pessoa, narrando situações às vezes pouco dignificantes para Portugal e que são motivos fortíssimos para tornarem imprescindível a leitura deste Livro da ÂNCORA EDITORES (abril 2016). Já recebi do autor esta obra há algum tempo e peço as suas desculpas por ainda não ter feito a recensão e o agradecimento merecidos. Voltarei um dia destes a falar-lhes deste livro que li avidamente e recomendo vivamente. Parabéns DOUTOR ANTÓNIO INÁCIO NOGUEIRA. Se não é ousadia fazer um lacónico comentário, ei-lo: TRABALHO BRILHANTE.

COIMBRA, CIDADE-CONHECIMENTO, INOVAÇÃO E SAÚDE

COIMBRA, CIDADE-INOVAÇÃO? Claro que sim. Mas o epíteto é uma espécie de resultante implícita da CIDADE DO CONHECIMENTO. Temos de nos convencer que COIMBRA não pode apenas verbalizar estes epítetos. De acordo com a realidade dos elevados SABERES, dentre os quais a SAÚDE e a INVESTIGAÇÃO em ÁREAS DIVERSAS, COIMBRA não pode parar na exigência de ser a melhor CIDADE PORTUGUESA NO CONHECIMENTO, NA INOVAÇÃO e NAS NOVAS TECNOLOGIAS. Há anos deixámos fugir para Braga o Parque Ibérico de NANOTECNOLOGIA e perdemos a licenciatura/mestrado de engenharia de materiais. O parque de NANOTECNOLOGIA devia ter vindo para Coimbra, mas estamos sempre a tempo de ter algo de igual ou melhor do que o de Braga. E é necessário apostar tudo no I PARQUE de ANTANHOL. Há muito para crescer ali. Os LEITORES conhecem este I PARQUE? Vão, por favor, visitar para observarem as suas potencialidades. O lançamento do IPARQUE DE ANTANHOL foi um ato de saber ver muito além dos DIAS DE HOJE; a construção deste IParque foi um ato de vanguardismo que nasceu, se não estou em erro, por ação do atual líder executivo Dr. MANUEL MACHADO que esteve também na dinamização do projeto COIMBRA, CIDADE DA SAÚDE. O tal patriotismo de cidade que não será só enunciado porque tem que ser por todos praticado, de mãos dadas. A visão estratégica da nossa cidade passa por tudo isto. Força para os timoneiros e para quem vai a navegar rumo ao AMANHÃ.

Notas de Rodapé:

  1. Não falo, propositada e refletidamente, da Holanda e do seu ato eleitoral. Cada leitor que faça o adequado comentário aos resultados… e ao susto.

  2. FERNANDO ROLIM vai lançar muito em breve mais um novo CD. Era fundamental que o fizesse e esperamos o novo trabalho de quem não sendo novo em idade é um jovem em voz sempre cristalina e uma referência no Fado de Coimbra e noutras Canções de Coimbra.

  3. PEDRO JANELA está na base das gravações de Fernando Rolim, mas continua a gravar para filmes, programas de TV e a ser pivot de várias bandas da nossa região. Editor, Sonoplasta e Músico de Alta Qualidade que não pode passar despercebido.

    SANSÃO COELHO