O Museu da Água de Coimbra celebra, na quarta feira, Dia Mundial da Água, 10 anos de existência. Este espaço museológico abriu ao público a 22 de março de 2007, tendo como elemento inspirador a água, bem que serve de mote para as atividades que aí decorrem.
Ao longo da última década, o Museu tem sido palco de um programa diversificado, para todos os públicos, que inclui exposições das diversas formas de arte, abrangendo criadores portugueses e estrangeiros, e várias ações pedagógicas e lúdicas, dirigidas sobretudo ao público escolar, no âmbito do seu serviço educativo.
Além disto, o Museu continua a ter como exposição permanente o que foi possível recuperar da antiga estação elevatória, como contadores, tubagens, alavancas e outros objetos ligados ao abastecimento de água.
A estrutura do Parque Manuel Braga, que, antes de 2007, estava ao abandono e era conhecida como “casinha do Parque” ou “casa do Rio”, é, na sua origem, datada de 1922, uma antiga captação de água que desempenhou um papel crucial na história do abastecimento de água a Coimbra.
O projeto do Museu da Água resulta de um protocolo estabelecido entre a Sociedade CoimbraPolis e a Câmara de Coimbra, que permitiu devolver à cidade o edifício desta antiga estação de captação de água, situado na margem direita do Rio Mondego.
