Góis inaugura hoje Espaço Cidadão e homenageia ADIBER

/, Região/Góis inaugura hoje Espaço Cidadão e homenageia ADIBER

O município de Góis inaugura hoje (17 de março), às 16h45, o Espaço Cidadão, situado no edifício da Câmara Municipal. Esta cerimónia, que vai ser presidida pelo Ministro-Adjunto Eduardo Cabrita, inclui ainda a entrega da Medalha de Mérito do município à ADIBER – Associação Desenvolvimento Integrado da Beira Serra.

Aproximar os cidadãos dos serviços públicos, permitindo-lhes que, num mesmo lugar, possam tratar de diversos assuntos com maior eficácia e rapidez, é o principal objetivo do Espaço Cidadão, que é hoje inaugurado em Góis.

Preocupado com o bem estar das suas populações, o município de Góis vê assim reforçada a sua capacidade de responder às necessidades dos cidadãos, promovendo a igualdade no acesso à informação e a serviços que resolvam os seus problemas, garantindo uma maior inclusão de todas as pessoas e reforçando a coesão do território.

O Espaço Cidadão vai ser inaugurado pelo Ministro-Adjunto Eduardo Cabrita que irá participar também na cerimónia de entrega da Medalha de Mérito da Câmara de Góis à ADIBER, que decorre, a partir das 17h00, na Casa da Cultura de Góis. Esta distinção foi atribuída à associação pela autarquia, por unanimidade, sob proposta da presidente Lurdes Castanheira, apresentada na reunião do executivo realizada em outubro de 2014, por ocasião do seu 20.º aniversário.

Fundada a 25 de outubro de 1994, a ADIBER, que ostenta o estatuto de Utilidade Pública desde 2002, tem desenvolvido uma ação meritória não apenas em Góis, onde está sedeada, mas em toda a Beira Serra, que engloba os concelhos de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua. Desde 1997, é a Entidade Gestora da abordagem LEADER, dando continuidade à mesma através do Desenvolvimento Local de Base Comunitária enquadrado no Portugal 2020.

O fomento do emprego, a formação, o apoio técnico aos agricultores e empreendedores locais e a promoção da igualdade e da cidadania têm sido algumas das prioridades assumidas pela ADIBER. Numa nota enviada, a autarquia, destaca o trabalho que a associação tem vindo a realizar e que “já se saldou pelo apoio à criação de dezenas de empresas, de centenas de postos de trabalho, da qualificação de pessoas e da sua inserção na comunidade local”, contribuindo assim para o desenvolvimento do concelho e de toda a Beira Serra.

Esta distinção pretende ser um reconhecimento da importância que a sociedade civil assume no contexto da promoção do desenvolvimento dos territórios de baixa densidade, onde é mais notória a escassez de competências e de recursos necessários à efetiva concretização das ambições e anseios das populações, sendo que o município de Góis tem assumido uma postura de evidenciar os bons exemplos que as instituições locais têm protagonizado na sua meritória ação e enquanto parceiros ativos de uma estratégia de desenvolvimento coletiva em concretização neste concelho”, explica a autarquia, deixando um convite a todos os cidadãos para que se associem a esta visita de Eduardo Cabrita ao concelho.

O programa termina, por volta das 17h45, com um “Ceira de honra”, na Casa da Cultura.