AdCL sensibiliza crianças e adultos para fenómenos que afetam o ambiente

/, EMPRESAS/AdCL sensibiliza crianças e adultos para fenómenos que afetam o ambiente

A Águas do Centro Litoral (AdCL) vai assinalar o Dia Mundial do Ambiente, que se comemora na segunda feira, 5 de junho, com um conjunto de ações que apostam na sensibilização. A empresa considera que esta data é uma oportunidade para sensibilizar e informar, desde os mais pequenos aos mais adultos, sobre os “fenómenos e os problemas que afetam atualmente as condições ambientais, sublinhando a importância da contribuição de cada cidadão no cumprimento dos seus deveres de cidadania, percebendo a responsabilidade que têm em cuidar do planeta, apoiando um desenvolvimento mais justo e sustentável”.

É nesse sentido que a AdCL promove, nesta altura, várias ações de sensibilização, tendo também associado algumas às comemorações do Dia Mundial da Criança, que ontem (1 de junho) que se comemorou. O programa começou com a Festa da Criança do Município de Ourém, de segunda a quarta feira; continuou ontem com as celebrações no Estádio Municipal de Leiria; e prosseguem na segunda feira na Praia do Pedrógão, onde será comemorado o Dia Mundial do Ambiente. Termina com a Semana da Educação, no Município de Porto Mós, de terça a quinta feira (6 a 8 de junho), que inclui a realização de várias ações de sensibilização.

Responsável pelo tratamento de águas residuais e pelo abastecimento de água, a AdCL pretende, enquanto gestora do Ciclo Urbano da Água, sensibilizar pequenos e graúdos para a importância do meio ambiente, recomendando-lhes que o protejam através de boas práticas, entre elas, com os resíduos que são depositados na sanita.

Além das várias ações de sensibilização, a AdCL recebe escolas nas suas estações de tratamento de águas residuais (ETAR), onde os alunos ficam a conhecer como funciona uma ETAR e os profissionais que trabalham diariamente para garantir o correto tratamento de água residual. Até à data, só este ano, a AdCL já recebeu perto de 800 pessoas nas suas ETAR.

Conectar as pessoas com a natureza”

Celebrado em todo o mundo, o Dia Mundial do Ambiente é dedicado este ano ao tema “Conectar as pessoas com a natureza”. Esta data foi criada em 1972 pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) com o intuito de chamar a atenção das sociedades para temas relevantes no âmbito do meio ambiente. Pretende também incentivar a adoção de atitudes que ajudem a melhorar o planeta, que é de todos.

O tema escolhido para 2017 desafia os cidadãos a sair de casa e convida-os a apreciar a beleza e a importância do meio ambiente. Procura alertar, ainda, para a necessidade de apostar em atitudes que visem a preservação do planeta.

O país escolhido para as celebrações oficiais deste ano é o Canadá, onde vão decorrer diversas ações que convidam as pessoas a refletir sobre o seu papel na natureza e como, intimamente, o ser humano depende dela.