Litocar cede viatura ao Exploratório

/, EMPRESAS/Litocar cede viatura ao Exploratório

O Exploratório – Ciência Vida de Coimbra vai contar, durante um ano, com uma viatura da Litocar, que lhes é cedida no âmbito de uma parceria que procura aproximar a ciência do público.

Assinada na semana passada, mais precisamente no Dia Mundial da Criança, esta parceria institucional pretende “levar a ciência à região Centro”, em especial ao público infantil. O diretor do Exploratório, Paulo Trincão, considera que este é “um momento muito importante para o Exploratório”, que continua a crescer e a atrair cada vez mais crianças. No ano passado recebeu cerca de 40 mil visitantes, número que o diretor gostaria de ver subir para os 60 mil neste ano de 2017.

No âmbito deste acordo, a Litocar, empresa que está a celebrar 35 anos, cede durante um ano uma viatura ao Exploratório. Em troca, o Exploratório oferece-lhe 500 vouchers para que clientes, colaboradores e familiares possam desfrutar deste espaço de ciência de forma gratuita. Paulo Trincão realçou ainda que o Exploratório está disponível para “fazer uma festa de Natal com a Litocar, bem como outras iniciativas e projetos em comum”. Considera que esta viatura é “fundamental para as atividades” que dinamizam e que pretendem chegar a públicos de toda a região Centro.

Destacou, como exemplo, a facilidade que traz aos jovens investigadores do projeto Seleção Sub30, criado em 2016, através do qual os jovens investigadores que “vestem a camisola pela ciência” vão às escolas, de forma a tentar inspirar os estudantes do secundário para carreiras ligadas à investigação científica. Com este veículo, podem assim deslocar-se facilmente por toda a região Centro e por outras escolas do país onde são solicitados.

O administrador da Litocar, João Cardoso, lembrou que habitualmente a empresa celebra o Dia Mundial da Criança com visitas e atividades lúdicas nas suas instalações mas este ano achou que “este era um bom dia para esta ligação” e para estabelecer mais esta parceria que se insere no âmbito da responsabilidade social da empresa.