APPACDM de Coimbra reconhecida pelo combate à exclusão

/, Coimbra/APPACDM de Coimbra reconhecida pelo combate à exclusão

O projeto ArgusRecycling da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra foi recentemente reconhecido pela Fundação Montepio, tendo ganho acesso ao Programa FACES – Financiamento e Apoio para o Combate à Exclusão Social.

A APPACDM foi uma das 18 selecionadas, num total de 215 candidatas. Assinado no final de julho entre a Fundação Montepio e a instituição de Coimbra, o protocolo contempla um financiamento de 18.425 euros.

De acordo com Helena Albuquerque, presidente da APPACDM, o projeto ArgusRecycling, desenvolvido em Arganil, “visa criar condições para que cada pessoa com deficiência intelectual do concelho (ou em situação de exclusão), possa atingir a sua plenitude como ser humano e social, potenciando a sua individualidade e consolidando a sua participação efetiva na sociedade”.

Estamos centrados na promoção da qualidade de vida destas pessoas, e estamos convictos de que, através de uma dinâmica forte de interação e parcerias ativas com agentes sociais, económicos, culturais e políticos, poderemos melhorar, ainda mais, a qualidade dos nossos serviços neste concelho”, assegura.

O Programa FACES tem como objetivo “apoiar financeiramente projetos que promovam a empregabilidade das pessoas com deficiência, a inclusão de crianças e jovens em situações de risco ou respostas inclusivas para famílias vulneráveis e pessoas sem-abrigo”. No total, atribui 278.648 euros a 18 instituições do país.

Acreditamos que sozinhos podemos mudar vidas, mas juntos mudaremos a sociedade”, conclui Helena Albuquerque, congratulando-se com o reconhecimento obtido.