Festas de Penacova promovem potencialidades do concelho

/, Região/Festas de Penacova promovem potencialidades do concelho

Começam hoje (14 de julho) as Festas do Município de Penacova. Tony Carreira, GNR e DAMA são apenas algumas das atrações do programa que, inspirado na natureza, volta a reunir meia centena de expositores no Parque Verde, apostando na valorização do território e das suas gentes e convidando todos a “sentir Penacova”.

De hoje a segunda feira, milhares de pessoas são esperadas no Parque Verde António Marques, em Penacova. As Festas do Município abrem às 18h00 e contam com a participação de cerca de 50 expositores, a grande maioria do concelho, que durante estes dias vão assegurar à população e aos muitos visitantes uma oferta diferenciadora que aposta na promoção deste vasto território.

Durante a apresentação do programa, que decorreu esta segunda feira na esplanada do Café Turismo, tendo como cenário uma bela paisagem banhada pelo Rio Mondego, o presidente do Município, Humberto Oliveira, destacou a qualidade do programa, que vai reunir no Parque Verde “um grande conjunto de atrações”, da música à gastronomia regional, passando também por uma área de exposição que “vai dar visibilidade ao desporto de natureza”, promovendo o seu potencial turístico.

O setor da gastronomia vai ser assegurado por 27 expositores, sobretudo coletividades e instituições, restaurantes e bares do concelho que vão apresentar ao público o que há de melhor e mais característico da gastronomia local e regional.

Na área mais empresarial, dedicada ao desporto de natureza e também ao turismo, vão encontrar-se 23 expositores, sendo a maioria também do concelho, numa forte aposta na promoção da “prata de casa” e de valorização das potencialidades dos agentes locais.

O número de expositores só não é superior dadas as limitações impostas pelo espaço. Apesar disso, Humberto Oliveira explica que, comparativamente ao ano passado, há cerca de mais dez expositores, o que se deve a algumas modificações introduzidas nesta edição, de forma a libertar mais algum espaço.

Vamos tentar trabalhar no futuro para melhorar o mais possível este aspeto. Neste momento, a capacidade que temos não nos permite aceitar mais inscrições”, lamentou o autarca, dando conta que todos os anos há expositores que continuam a ficar de fora.

Sempre numa perspetiva de melhorar e inovar, as festas contam este ano com uma “torre de selfies” e renovam a tabela de basquetebol que, como recorda o presidente, conquistou miúdos e graúdos no ano passado.

Todos estes “ingredientes”, a que se junta ainda um atrativo cartaz de animação, conjugam-se e têm como objetivo “a valorização do território” nas suas múltiplas vertentes. Para o autarca, esta é uma festa para “os penacovenses mas, também, para quem vem de fora”, que celebra o Município e lhe dá maior visibilidade nos próximos quatro dias.

Tony Carreira sobe ao palco no domingo

O crescimento destas festas, bem como a afluência do público que tem aumentado ano após ano, leva a autarquia a querer superar-se a cada edição. Este ano aposta, por isso, num cartaz de espetáculos arrojado, que tem como cabeça de cartaz Tony Carreira. Bem conhecido do público, o músico arrasta multidões em todos os seus espetáculos, proporcionando sempre concertos de grande interação com o público, que conhece de cor as suas melodias. É também esta envolvência que se espera no domingo à noite, quando Tony Carreira subir ao palco.

Mas esta é apenas uma das atrações do cartaz de espetáculos. As festas abrem hoje, às 18h00, e esta primeira noite começa com o concerto dos GNR, outro grupo com grande projeção nacional. Segue-se a atuação de Ruizinho de Penacova e, a encerrar, do Dj Oskar.

Amanhã a animação abre com os DAMA, seguindo-se a apresentação da banda Os Red e a atuação do Dj Nuka, que vai fechar também as noites de domingo (com o Dj Oskar) e segunda feira.

O último dia, Feriado Municipal do concelho, está reservado para os artistas locais, com as atuações de Mickael & Steven e R&M.

As festas representam um investimento na ordem dos 130 mil euros.

Famílias com bilhetes especiais

As Festas do Município de Penacova mantêm o seu cariz solidário e voltam a apoiar a Associação Humanitária dos Bombeiros de Penacova. De acordo com Humberto Oliveira, dez por cento da receita da bilheteira reverte para a corporação.

Com a exceção de segunda feira, as festas têm entrada paga. Hoje e amanhã os bilhetes custam três euros e no domingo, dia do espetáculo de Tony Carreira, cinco.

Há, contudo, uma novidade. A autarquia preparou bilhetes gerais para as famílias, com diversas modalidades, que tornam mais acessível o acesso, de forma a dar a possibilidade a todos de desfrutarem deste atrativo programa. Assim, um casal pode adquirir o bilhete para os três dias por 20 euros, valor que sobe para 28 no caso de ter um filho com mais de 12 anos e para 35 se tiver dois filhos também com idade superior a 12 anos.

A possibilidade de comprar antecipadamente os bilhetes é outra das novidades. Estão disponíveis nas Piscinas Municipais, na Biblioteca e no Posto de Turismo.