Góis Oroso Arte: Cultura e animação espalham-se pela vila de Góis

/, Região/Góis Oroso Arte: Cultura e animação espalham-se pela vila de Góis

O Município de Góis acolhe, este fim de semana (15 e 16 de julho), mais uma edição do Góis Oroso Arte, uma mostra internacional que vai espalhar a arte por vários espaços da vila. Referência na região, esta mostra continua a atrair artistas de todo o país e mesmo do estrangeiro e, desde que foi criada em 1996, procura proporcionar também a partilha e o intercâmbio entre os vários intervenientes.

Tal como tem sido habitual, este evento promove as diversas manifestações artísticas e, desde 2007, dá também especial destaque aos artistas de Oroso, na Galiza, com quem o Município de Góis está geminado, dinamizando desde então várias iniciativas conjuntas.

Apesar da sessão de abertura estar marcada para as 16h00 de amanhã, no auditório da Casa do Artista, o programa abre logo às 10h00, com os artistas a apresentarem os seus trabalhos ao vivo nas praias fluviais da Peneda e de Santo António.

Neste primeiro dia vai realizar-se ainda, às 16h30, na Casa do Artista, a conferência “A grande D”, proferida por Marta Rebelo. Segue-se, às 18h30, a inauguração da exposição coletiva Góis Oroso Arte, que reúne trabalhos de algumas dezenas de artistas nas galerias da Casa do Artista.

À noite, a partir das 22h00, o Largo Francisco Inácio Dias Nogueira acolhe o Concerto Celebration, que conta com a participação do Grupo Coral da Associação Educativa e Recreativa de Góis (AERG), Grupo Coral da Lousã, Antigos Orfeonistas de Coimbra e Banda Filarmónica da AERG.

No domingo, a partir das 10h00, há novamente arte ao vivo nas duas praias fluviais e à noite, na Praia Fluvial da Peneda, atua o Grupo de Flamenco Companhia de Triana (22h15) e há espetáculo de bailado pela Academia Gimnoarte (23h30). O programa encerra com o tradicional espetáculo piromusical, às 24h00, na Praia Fluvial da Peneda.

Quem não tiver oportunidade de visitar a exposição durante o fim de semana, pode fazê-lo até 16 de agosto.