Jovens de Cistierna visitam Penacova

/, Região/Jovens de Cistierna visitam Penacova

Um grupo de jovens da vila espanhola de Cistierna vai passar a próxima semana em Penacova, num programa que pretende proporcionar a troca de experiências entre os jovens dos dois concelhos.

Cofinanciado pelo programa “Europa para os Cidadãos”, da União Europeia, este programa vai proporcionar a todos os intervenientes uma experiência diferente, que convida a vivenciar Penacova através das mais variadas atividades.

Humberto Oliveira, presidente do Município de Penacova, considera que se trata de um “bom programa de ocupação dos tempos livres”, tanto para os jovens de Cistierna, que têm possibilidade de conhecer um território novo, como para os de Penacova.

Este intercâmbio vai envolver também as próprias instituições e coletividades de Penacova. “Queremos que os jovens que nos visitam tenham um conhecimento próximo das nossas atividades e da nossa realidade”, disse o autarca, adiantando ainda que “há uma perspetiva de fazer um intercâmbio inverso”, no futuro, com os jovens do concelho.

O programa “Penacova e Cistierna: Conhecer o passado para debater o futuro” começa amanhã (15 de julho) e prolonga-se até ao sábado seguinte, 22 de julho. Os jovens vão percorrer o património do concelho e também da região, num roteiro recheado que dá a conhecer alguns dos mais emblemáticos espaços da região.

A sessão de boas vindas está marcada para as 17h00 de amanhã, no Mosteiro de Lorvão. Depois de um momento musical, há degustação de doçaria conventual. Após do jantar, no Lorvão, o grupo participa nas Festas do Município.

O programa integra ainda visitas aos moinhos de Penacova e a Coimbra, workshops, recitais, noite de filarmónicas, palestras, atividades desportivas, momentos de diversão nas praia fluviais do Vimieiro e do Reconquinho, cantares tradicionais, noite de folk, entre outras atividades lúdicas, didáticas e também de convívio e partilha.