Judoca da ACM de Coimbra conquista bronze na Polónia

/, Desporto/Judoca da ACM de Coimbra conquista bronze na Polónia

João David Fernando, atleta da Associação Cristã da Mocidade (ACM) de Coimbra, conquistou a medalha de bronze na Taça da Europa de Juniores, que decorreu no passado fim de semana, em Gynia, na Polónia.

Convocado pela Federação Portuguesa de Judo e ainda em recuperação de uma lesão contraída num estágio federativo, o judoca da ACM apostava na obtenção dos mínimos de acesso ao Campeonato da Europa de Juniores, em 73kg.

Iniciou a prova defrontando um atleta lituano que superou. Seguiu-se um judoca da casa, polaco, mas João Fernando não se deixou impressionar e passou à eliminatória seguinte defrontando um bielorusso que também superou e, nos quartos-de-final, ultrapassou um difícil judoca alemão. Estava na meia-final, onde cedeu perante o adversário russo. Estava, portanto, apurado para discutir o terceiro lugar, que o levaria ao pódio e à medalha de bronze.

Teve como oponente um judoca francês, vencedor da repescagem. O judoca da ACM dominou o combate desde o início, sendo o judoca francês penalizado, por passividade. Seguiu-se um movimento de luta corpo a corpo em que João Fernando perdeu vantagem que, de imediato, recuperou, imobilizando o seu adversário, vencendo o combate e alcançando os objetivos que se propunha, conquistando a medalha de bronze.

Portugal ficou em sexto lugar na prova

Portugal fechou a participação nesta competição em sexto lugar. Para além do bronze de João Fernandes, Patrícia Sampaio conquistou ainda uma medalha de ouro e Felipe Cruz também subiu ao pódio para receber a medalha de bronze.

De referir que participaram na Taça da Europa de Juniores 335 atletas – 206 masculinos e 129 femininos -, em representação de 18 países.

A Seleção Portuguesa esteve presente com 12 atletas: Patrícia Matias (-48 kg), Wilsa Gomes (-57 kg) e Patrícia Sampaio (-78 kg) no feminino e Lucas Catarino (-55 kg), Felipe Cruz (-55 kg), Francisco Mendes (-60 kg),  Miguel Pisco (-60 kg),Henrique Lopes (-73 kg) João Almeida (-73 kg), João Fernando (-73 kg), Miguel Alves (-81 kg) e Jaime Santos (-90 kg) no masculino. Estes judocas foram acompanhados pelo treinador Marco Morais.