Penacova e Cistierna estreitam laços no Dia do Município

/, Região/Penacova e Cistierna estreitam laços no Dia do Município

A geminação com Cistierna e a homenagem a António José de Almeida são dois dos pontos altos das comemorações do Feriado Municipal de Penacova, que se celebra na segunda feira, 17 de julho, numa sessão que vai ser presidida pelo secretário de Estado da Administração Local, Carlos Miguel.

O programa abre, às 10h00, com o hastear das bandeiras, seguindo-se a deposição de uma coroa de flores junto do busto de António José de Almeida, precisamente no dia em que se completam os 151 anos do seu nascimento. Depois desta homenagem simbólica ao patrono da vila, é descerrada uma placa comemorativa da geminação entre o Município de Penacova e a vila de Cistierna, em Espanha. Será, ainda, lido e assinado o protocolo de geminação entre os dois municípios.

Esta geminação visa, como explicou o presidente da Câmara Municipal de Penacova, Humberto Oliveira, “valorizar a relação entre estes dois territórios e apostar na internacionalização da marca Penacova, levando o seu nome a novos países e promovendo também a internacionalização das suas empresas”. Espera que esta união seja benéfica para ambos os parceiros, a “todos os níveis, social, económico e cultural”.

Tal como tem sido habitual nos últimos anos, as comemorações incluem ainda uma sessão de reconhecimento aos funcionários da Câmara Municipal que completam 25 anos ao serviço. De acordo com a vereadora Fernanda Veiga, vão ser reconhecidos cinco funcionários, quatro por essa longevidade e um que se reformou recentemente.

As atuações de Mickael & Steven, R&M e Dj Nuka, à noite, encerram as celebrações do Feriado Municipal e também as Festas do Município, que começam já hoje, às 18h00, no Parque Verde.