FestAlhadas homenageia lavrador

/, Região/FestAlhadas homenageia lavrador

A FestAlhadas volta a promover o dinamismo da Freguesia de Alhadas, no concelho da Figueira da Foz, de 25 a 27 de agosto. O certame, que continua a privilegiar a “prata da casa” homenageia, este ano, o lavrador e as tradições agrícolas, num programa que tem como fatores fortes a gastronomia, o artesanato e a animação, entre outros “ingredientes” que vão, com certeza, seduzir os muitos visitantes que são aguardados no evento.

De acordo com Jorge Bugalho, presidente da Junta, o modelo é idêntico aos das edições anteriores, dando preferência às entidades locais mas abrindo-se também a quem quer expor a sua atividade artesanal ou outra, montar bancas ou stands para fins comerciais.

Nesta edição, o tema do lavrador serve de mote ao tradicional cortejo etnográfico, que conta com a colaboração da população. Com este tema, a junta continua a homenagear o lavrador, tendo inaugurado já, no passado domingo, uma rotunda que homenageia esta figura das tradições agrícolas nas Alhadas, através de uma escultura que representa uma junta de bois e um lavrador num terreno arado.

Já há muito que Alhadas tinha esta ambição, de homenagear os que nos antecederam retirando destas terras o sustento das suas famílias, e por isso este projeto colheu a adesão da Assembleia de Freguesia, desde o primeiro instante, e granjeou também o apoio da autarquia, a quem pertence, afinal, esta rotunda, o espaço com dignidade que encontrámos para esta iniciativa e que agora, por protocolo, passa a ter a sua manutenção a cargo da Junta de Freguesia”, explicou o autarca.

A FestAlhadas abre no dia 25, às 17h30, largo das Piscinas, com as tasquinhas, a exposição de artesanato e também a animação. Nesta primeira noite, a partir das 21h00, há baile animado pelo grupo “Duo S. Pedro”, grupo de dança “Animart” CRIA, grupo de cantares da SBUA e Rancho Folclórico de Alhadas.

Amanhã, às 16h00, nas Piscinas, realiza-se a Aqua Party – Mega aula de

hidroginástica, seguindo-se, uma hora depois, o desfile de fatos de banho. À noite, a partir das 21h00, há baile com o grupo “Homepage” e atuam os grupos de dança “Traquinas” e “Move”. Segue-se o desfile de vestidos de chita e a apresentação do Rancho Folclórico Baga de Ouro.

No domingo o programa abre, às 15h00, com a concentração do desfile, iniciando-se a partida meia hora depois, em direção à Piscina Municipal de Alhadas. Às 17h30 sobe ao palco a Banda Filarmónica da SBUA e reabre a Feira de Atividades. Depois de uma cerimónia protocolar, há baile, às 19h00, animado pelo grupo “Pranimar”. Às 20h00 apresenta-se a Escola de Karaté e Vozes do GIU Caceirense e, a partir das 21h00, continua o baile.