Coimbra recorda amanhã Miguel Torga

/, Coimbra/Coimbra recorda amanhã Miguel Torga

Coimbra recorda amanhã (12 de agosto) Miguel Torga. No dia em que se completam os 110 anos do nascimento do escritor, a 12 de agosto, em Sabrosa, Vila Real, a Câmara evoca a sua memória através de um conjunto de iniciativas, como uma visita guiada à Casa-Museu, uma palestra e momentos musicais.

De acesso gratuito a todos, este programa pretende difundir a memória da obra do poeta e prosador (e médico Adolfo Rocha), assim como o espaço onde viveu. A autarquia de Coimbra evoca, assim, este grande vulto da literatura, através de uma programação que dá a conhecer a sua vida e obra.

Neste dia especial a Casa-Museu vai estar aberta ao público, de forma gratuita, a partir das 14h30. Aí, vão poder apreciar os objetos que fizeram parte das vivências do médico e escritor, da mais variada índole.

Também durante a tarde, a partir das 15h00, realiza-se a visita guiada “Coimbra dos Escritores: Coimbra n’ ‘A Criação do Mundo’ de Miguel Torga”, num roteiro feito a pé e de autocarro que vai percorrer alguns dos locais ligados às suas vivências em Coimbra. O percurso começa no Largo D. Dinis, onde é feita uma alusão ao Liceu D. João III e aos antigos edifícios dos Hospitais Universitários de Coimbra, e continua até ao Largo Marquês de Pombal (antigos laboratórios Chimico e de Física). O grupo é depois conduzido à zona do Quebra-Costas, em direção ao Largo da Portagem, onde serão referenciados e comentados o consultório e o Monumento a Miguel Torga. A visita continua para o Largo das Ameias onde os participantes vão apanhar o autocarro que os vai conduzir à Casa-Museu Miguel Torga, terminando o circuito torguiano com uma visita guiada ao espaço, localizado na Praceta Fernando Pessoa.

Embora gratuito, este percurso requer requer inscrição prévia, na Casa Municipal da Cultura, presencialmente na Rua Pedro Monteiro ou através do telefone 239 702 630.

O 110.º aniversário de Torga vai ficar ainda marcado com uma demonstração de Encadernação, às 16h00, a cargo de Maria do Céu Ferreira (da “Chronospaper”). Uma hora depois, tem início a palestra “Os autores com que crescemos: o legado de Miguel Torga na minha obra”, que será proferida pela escritora Isabel Mateus. O momento conta também com uma breve intervenção de Cristina Borges Rocha, ilustradora dos livros de Isabel Mateus.

O programa encerra com um momento musical, a partir das 18h00, assegurado pelo Quarteto de Instrumentos de Sopro da Orquestra de Sopros de Coimbra.