FAVA promove artesanato e gastronomia em Coja

/, Região/FAVA promove artesanato e gastronomia em Coja

Cerca de 50 expositores participam na FAVA – Feira de Artesanato, Velharias e Antiguidades, evento que vai juntar cerca de meia centena de expositores no Parque Verde do Prado, na vila de Coja.

Com grande tradição, a FAVA decorre de hoje a domingo (11 a 13 de agosto) e conta com a participação de artesãos que mostram ao público a sua arte, através de trabalhos e ofícios que valorizam tradições do passado, e dá ainda especial destaque à gastronomia tradicional, num programa que assegura ainda muita animação musical e cultural.

Artesanato de qualidade, petiscos típicos, doces à moda antiga e música são assim alguns dos “ingredientes” que marcam este evento que é já uma referência na região. Hoje, a partir das 21h30, a animação está a cargo de Manuel Tony e de Gabriell e a sua banda. Amanhã atua a Filarmónica Pátria Nova de Coja e há música com o Dj Thedoctor. No domingo, às 11h00, há sessão de zumba.

Domingo há Carnaval de Verão

A FAVA é apenas uma das muitas propostas que a União de Freguesias (UF) de Coja e Barril de Alva propõe para animar o mês de agosto, tornando assim ainda mais atrativa a “Princesa do Alva”, como é tradicionalmente conhecida a vila de Coja, no concelho de Arganil.

O programa começou, no sábado, com um desfile de moda, seguindo-se depois, no domingo e quarta feira, uma homenagem ao fado. Continua agora com a FAVA e, no domingo, há ainda a destacar o animado Carnaval de Verão.

A partir das 17h00, também no Parque Verde do Prado, vão desfilar duas escolas de samba, uma da Mealhada e outra de Estarreja. Haverá, ainda, um corso carnavalesco com seis carros alegóricos e os visitantes vão poder apreciar imagens do desfile deste ano, nomeadamente caricaturas de figuras políticos e do desporto, entre outras, nomeadamente de “heróis” bem conhecidos dos mais pequenos.

Paralelamente, no mesmo parque, decorre também o Festival Músicas de Verão, que abre amanhã, às 16h00, com o “Color Party”. Prossegue na segunda, às 21h30, “The Pilinha” e os “Quatro e meia” e na terça, a partir das 19h00, com “Funil & Abelhinha”, “Os Red” e “The Blach Mambo”.

A animação continua com o evento “Músicas do Mundo” que, nos dias 18, 19, 23, 24 e 25 de agosto, dá a conhecer ao público sons de outros lugares, dando especial destaque, este ano, ao “rockabilly”, à música tradicional, à música brasileira e à música cubana.

Com este programa, a UF de Coja e Barril de Alva pretende, como explica o seu presidente, Luís Moura, potenciar os recursos turísticos e as potencialidades endógenas da região, rentabilizando os seus recursos. Refira-se que Coja é a “porta de entrada” para as belezas naturais da serra do Açor, vivendo agora um momento muito especial, já que a aldeia do Piódão é uma das finalistas do concurso “7 Maravilhas de Portugal.