Feira das Cebolas abre amanhã na Praça do Comércio

/, Coimbra/Feira das Cebolas abre amanhã na Praça do Comércio

A tradicional Feira das Cebolas regressa amanhã (12 de agosto) à Praça do Comércio, na Baixa de Coimbra. Durante uma semana, a par com a exposição e venda de cebolas, estará também a gastronomia, a doçaria, o folclore e a etnografia.

Com mais de três décadas de história, a tradicional Feira das Cebolas volta a animar a Praça do Comércio, numa reposição da antiga Feira de S. Bartolomeu, que conta séculos de existência. Promovida conjuntamente pela Câmara de Coimbra e pela Associação Grupo Folclórico “Os Camponeses de Vila Nova de Cernache”, a iniciativa abre amanhã e prolonga-se até ao sábado seguinte, com um programa abrangente que privilegia a gastronomia, a doçaria e também a animação musical.

A abertura oficial da feira está marcada para as 22h00 de amanhã. Durante esta realização, durante o dia o espaço vai acolher os diversos agricultores da Freguesia de Cernache, que vão apresentar ao público as tradicionais tranças de cebolas, recriando assim um cenário secular, de características muito peculiares, que atrai não apenas a população local mas, também, os turistas que visitam a cidade.

À noite, o recinto anima-se com outro tipo de eventos que visam promover a gastronomia e a doçaria locais mas, acima de tudo, o folclore e etnografia da região do Mondego, através de atuações diárias.

A nível da gastronomia e da doçaria, o destaque vai para as especialidades típicas do concelho de Coimbra, que estarão representadas, diariamente, na tradicional “Tasquinha do Timpanas”. O caldo verde, a sardinha de pasta, o chouriço caseiro, as pataniscas de bacalhau, o arroz doce, as escarpeadas ou o “bolo de festa” são alguns dos petiscos sugeridos.

A nível da animação, destaque para as atuações, na primeira noite, a partir das 22h20, do Rancho Folclórico de Nine (Vila Nova de Famalicão), do Rancho Folclórico “Os Camponeses de São Francisco (Alcochete – Setúbal) e do Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré. No domingo, a partir das 22h00, sobem ao palco o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ceira e o Grupo Folclórico de Coimbra. Na segunda é noite de fado, a partir das 21h00, com um espetáculo de Alcides Matias, seguindo-se depois a atuação do Rancho Típico de Ançã.

Na terça, a partir das 22h15, atua o Rancho Folclórico da Casa do Povo de São Pedro de Alva (Penacova), enquanto que na quarta, à mesma hora, sobe ao palco o Grupo Típico de Cadima (Cantanhede). Na quinta, a partir das 21h00, a animação está a cargo do Grupo de Concertinas “Sons de Casconha” (Coimbra), do Grupo Regional Danças e Cantares do Mondego (Fala – Coimbra). Já na sexta, também a partir das 21h00, atuam o Grupo de Concertinas “Foles e Cantorias de Santa-Clara” e o Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale dos Açores (Mortágua – Viseu).

O evento encerra no sábado, dia 19, com as apresentações, a partir das 22h00, do grupo anfitrião “Os Camponeses de Vila Nova de Cernache”, do Grupo Folclórico São João Batista de Nogueira (Braga) e do Grupo Etnográfico da Casa do Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra.

Com este programa da Feira das Cebolas, a Câmara de Coimbra pretende fomentar “a partilha de tradições entre turistas e conimbricenses”, tornando a Baixa mais atrativa nesta altura do ano.