Festas do Concelho convidam a desfrutar de Góis

/, Região/Festas do Concelho convidam a desfrutar de Góis

Góis vive, a partir de amanhã, as suas tradicionais Festas do Concelho. Durante oito dias, há eventos para todos os gostos e idades, num programa que aposta na promoção do que há de melhor e mais aprazível neste Município bem conhecido pelas suas praias fluviais e beleza natural.

Góis vive, em agosto, dois dos seus maiores eventos anuais. Numa altura em que o Município recebe não só os muitos “filhos da terra” que regressam para passar férias mas também os muitos visitantes que querem desfrutar de uns dias aprazíveis nesta bela região da Beira Serra, não faltam motivos de atração.

Assim, a todos os atrativos que este Município oferece – onde se destacam as suas belas praias e paisagem natural mas também o património construído -, junta-se agora o vasto programa das Festas do Concelho, que decorrem de amanhã até ao próximo sábado, e também mais uma edição da Concentração Motard, evento que vai agitar a vila na próxima semana, de quinta feira a domingo.

A Feira das Tasquinhas e a Feira sem Regras são dois dos eventos a destacar. Estes certames abrem amanhã, às 19h30, no Largo Francisco Inácio Dias Nogueira, e nos restantes dias vão estar acessíveis ao público a partir das 10h00.

Do programa de amanhã há ainda a realçar as comemorações do Dia da Juventude, a partir das 10h00, na Praia Fluvial da Peneda; o seminário sobre “Turismo para todos: Góis a caminho da inclusão”, às 15h00, no auditório da Casa do Artista; o Festival de Folclore, às 18h00, no Parque do Cerejal; e a degustação de trutas à moda de Sigueiro, Oroso, às 20h30. À noite, destaque para a animação, com o concerto do 2.º Estágio de Orquestra FILVAR/AERG (21h30) e para as atuações de Calema e Dj João Fontes (23h00), que será o Dj “residente” destas festas, encerrando todas as noites até à próxima quarta feira.

No domingo Góis celebra o seu Feriado Municipal. O programa abre com o hastear das bandeiras, às 10h00, na Praça da República, seguindo-se depois a sessão solene na Casa da Cultura, onde para além das habituais intervenções vão ser entregues distinções honoríficas. Segue-se, às 12h00, a inauguração da Avenida José Girão Vitorino (numa homenagem ao antigo autarca de Góis), na Rotunda de Oroso, e à noite destaque para o concerto Sons do Minho “Tributo aos Emigrantes” (22h30) e para o espetáculo pirotécnico.

A Volta a Portugal em bicicleta e a atuação de Sangre Ibérico são outras das atrações anunciadas para segunda feira, enquanto na terça se realiza a 1.ª Corrida Urbana de Góis, que começa às 9h00, no Parque do Cerejal. À noite, Chico Moreno assegura também a animação. Já na quarta feira o destaque vai para o espetáculo dos Santamaria, a partir das 22h30. O programa segue depois até sábado, com as duas feiras e com animação musical no largo.

Entretanto, de 17 a 20 de agosto, decorre a 24. ª edição da Concentração Internacional de Motos.