Poiares festeja Nossa Senhora das Necessidades

/, Região/Poiares festeja Nossa Senhora das Necessidades

Começam amanhã (12 de agosto) as tradicionais festas em honra Nossa Senhora das Necessidades, em Vila Nova de Poiares. Com um forte cariz religioso, as celebrações contam também com um vasto programa de animação, proporcionando a todos três dias de celebração.

Ponto de encontro de excelência de familiares e amigos, as festas promovem o reencontro festivo de familiares e amigos em Vila Nova de Poiares.

O programa religioso é promovido pela Irmandade de Nossa Senhora das Necessidades – Misericórdia de Poiares e a Câmara Municipal assegura o cartaz de espetáculos. Da união destas entidades, resulta um programa atrativo que assegura no Município um ambiente festivo que se estende por três dias e que traz às ruas grande movimento já que, como habitualmente, há muitos “filhos da terra” que regressam a casa nesta altura, aproveitando assim para desfrutar do convívio familiar, para estar com os amigos e para, neste ambiente de celebração, agradecer também à Santa Padroeira pelas graças concebidas, mantendo estas festas um grande cariz religioso.

A fé e devoção dos fiéis continuam a traduzir-se em vários rituais, sendo muitos os fiéis que, nesta altura, se deslocam a Vila Nova de Poiares para cumprir promessas e homenagear a Santa.

Tasquinhas, bares, barraquinhas de farturas e pão com chouriço, pista de automóveis e quermesse são algumas das atrações que o público vai encontrar no recinto da festa. A tudo isto juntam-se o atrativo cartaz de animação e as celebrações religiosas.

O programa abre amanhã, às 10h00, com música gravada no arraial. À noite, às 21h00, celebra-se missa vespertina e, às 22h30, começa a animação no arraial, com as atuações da banda Miranka e Irmãos Verdade.

No domingo a animação começa, às 10h00, com a atuação da Filarmónica Fraternidade Poiarense. Destaque, a nível religioso, para a celebração de missa com celebração de batismo, às 11h00, na Igreja Matriz, e para a missa solene, às 17h00, seguida da habitual procissão com a imagem de Nossa Senhora das Necessidades, que vai integrar representantes das igrejas e capelas do concelho, a Filarmónica Fraternidade Poiarense, a Associação Filarmónica de Arganil, o corpo de Bombeiros Voluntários (com guarda de honra) e o Agrupamento 711 dos Escuteiros. À noite, a partir das 22h00, atua Ruizinho de Penacova e, a partir das 23h30, sobe ao palco Leandro.

Na segunda feira, às 19h00, é celebrada missa na capela de Nossa Senhora das Necessidades. À noite, às 22h00, atua o Grupo AF e, às 23h30, Carlos Alberto Moniz.

As festas têm entrada livre, proporcionando assim três dias de muita festa e convívio a toda a população, bem como aos muitos visitantes que se deslocam a Poiares nesta altura festiva.