Recriação da Barrela homenageia Lavadeira do Mondego

/, Coimbra/Recriação da Barrela homenageia Lavadeira do Mondego

A Associação Desportiva e Recreativa e o Rancho Folclórico Rosas do Mondego, do Casal da Misarela, Freguesia de Torres do Mondego, promovem, este fim de semana (12 e 13 de agosto), mais uma “Homenagem à Lavadeira” com recriação da tradicional “Barrela”, no Rio Mondego, junto à Praia Fluvial.

Esta recriação começa amanhã, às 16h00, com o grupo de lavadeiras e acompanhantes, trajado a preceito, a reunir-se na Associação Desportiva e Recreativa. Todos os interessados em participar devem juntar-se naquele local, devidamente trajados e equipados com farnel para partilhar. Daí seguem em desfile até ao rio, onde é reconstituído o processo antigo de lavagem da roupa, num programa que inclui animação e dormida no rio, em barracas típicas, recriando assim a tradição de guarda da “Barrela” e utensílios afins, já que o roubo dos mesmos era frequente. Depois de pernoitarem à beira rio, as lavadeiras concluem, no domingo, o restante ritual da barrela.

Com este evento, que conta com os apoios da Junta de Freguesia de Torres do Mondego e da Câmara de Coimbra, estas coletividades promovem “uma viagem pelos usos e costumes da nossa terra”.