Lousã distinguida como “Município Amigo do Desporto”

/, Desporto, Região/Lousã distinguida como “Município Amigo do Desporto”

A Lousã foi distinguida como “Município Amigo do Desporto”, numa cerimónia que decorreu recentemente em São João da Madeira, na presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

O galardão, atribuído pela Associação Portuguesa de Gestão de Desporto (APOGESD) e com o alto patrocínio institucional da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, foi instituído em 2016 por aquela associação e pela Cidade Social, empresa especialista na área da certificação da qualidade, tendo sido reconhecido o trabalho de 27 autarquias.

Este ano, foram 60 as autarquias distinguidas que representam todos os distritos de Portugal continental e onde se podem incluir vários representantes dos arquipélagos da Madeira e Açores.

Este prémio pretende “reconhecer, distinguir, promover e premiar as boas práticas ao nível da gestão do desporto nos municípios portugueses”, no âmbito da promoção do desenvolvimento desportivo nos seus territórios.

O galardão “Município Amigo do Desporto” assenta em dez áreas de análise, nomeadamente organização desportiva, instalações, eventos, programas, estratégias de sustentabilidade ecológica, desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação.

Também os diferentes aspetos da gestão do desporto, nomeadamente o modelo de gestão implementado e os seus resultados, o desenvolvimento de uma atitude sustentável através do desporto, a abordagem solidária e inclusiva, a excelência e abrangência dos modelos de intervenção, são avaliados na atribuição deste galardão.

Em nota divulgada, a autarquia realça que “a candidatura da Lousã obteve pontuação muito relevante em quase todas as categorias”. O presidente da Câmara, Luís Antunes, entende que esta distinção “é uma forma de reconhecimento público da intervenção do Município da Lousã no desenvolvimento desportivo, sendo justo reconhecer também o importante trabalho efetuado pelos colaboradores da autarquia e, especialmente, pelos clubes e associações do concelho, pois são estes os grandes dinamizadores da atividade desportiva”.