Sete cidades do Centro caminham contra o cancro da mama

/, Coimbra, Saúde/Sete cidades do Centro caminham contra o cancro da mama

Sete cidades da região Centro – Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Guarda, Leiria e Viseu – voltam a caminhar, no dia 7 de outubro, contra o cancro da mama, estando já a decorrer o período de inscrições.

A 8.ª edição da caminhada “Pequenos Passos, Grandes Gestos”, promovida pelo Movimento Vencer e Viver (MVV) do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC-LPCC), vai decorrer em simultâneo nestas sete cidades, trazendo para as ruas milhares de pessoas.

Esta iniciativa marca o arranque do Mês Internacional de Prevenção do Cancro da Mama, que se assinala em outubro e que visa sensibilizar a população para a prevenção primária e diagnóstico precoce do cancro da mama.

As caminhadas começam às 15h00 em todas as cidades, sendo precedidas de várias atividades de animação. Abertas a pessoas de todas as idades e de ambos os sexos, terminam em festivo ambiente de confraternização.

A participação faz-se através de uma inscrição, que confere o acesso a um kit de caminhada, que inclui t-shirt, garrafa de água e folhetos informativos. A inscrição tem o valor de cinco euros, que reverte na íntegra para o NRC-LPCC.

Para obterem mais informações, procederem às inscrições e adquirirem os kits de participação, os interessados devem contactar as extensões do Movimento Viver e Vencer de cada uma destas sete cidades ou os vários postos de inscrição disponíveis em cada cidade. Podem ainda contactar o NRC-LPCC através do telefone 239 487 490.

O MVV é um movimento de entreajuda que visa o apoio à mulher desde o momento em que é diagnosticado um cancro da mama. Baseia-se no contacto pessoal entre a mulher que se encontra a viver uma situação de particular vulnerabilidade e uma voluntária, que vivenciou situação semelhante. Tem, entre outros, por objetivos o apoio emocional à mulher, seus familiares e amigos através do testemunho da voluntária (extensão, hospital, domicílio ou através de linha telefónica de apoio) e a promoção da melhoria de qualidade de vida pela disponibilização de vários serviços tendo em vista o bem-estar físico e emocional da mulher.

O conhecimento das causas possíveis, o apelo à participação no rastreio, o alerta para os seus sintomas, o modo como decorre o diagnóstico, tratamento e recuperação são algumas das informações que as caminhadas “Pequenos Passos, Grandes Gestos”® divulgam.

Esta iniciativa tem como finalidade sensibilizar as comunidades locais para a importância da prevenção e deteção precoce do cancro, divulgar os serviços da Liga de apoio à mulher e angariar fundos para o apoio ao doente oncológico e seus familiares.

Recorde-se que o cancro da mama, uma das doenças com maior impacto na nossa sociedade, é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro da pele), e corresponde à segunda causa de morte por cancro, na mulher. Estima-se que na Europa surjam todos os anos 430.000 novos casos e que uma em cada 10 mulheres venha a desenvolver a doença antes dos 80 anos. Em Portugal, anualmente são detetados cerca de 6000 novos casos de cancro da mama e 1500 mulheres morrem com esta doença.