28,5% das crianças em Portugal têm excesso de peso

/, Saúde/28,5% das crianças em Portugal têm excesso de peso

Em Portugal 28,5 por cento das crianças, entre os dois e os 10 anos, têm excesso de peso, entre as quais 12,7 por cento são obesas. Os resultados são do mais recente estudo divulgado pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) que analisou uma amostra de 17.698 crianças, em idade escolar, no ano letivo 2016-2017, oriundas das sete unidades territoriais portuguesas (NUTS II).

Os resultados regionais desta análise são ainda mais alarmantes, sendo as crianças dos Açores as que apresentaram a maior percentagem de excesso de peso (36,6 por cento), comparativamente às restantes regiões portuguesas, sendo desde logo seguida pela Região da Madeira com 36,4 por cento. No ranking regional dos alunos com excesso de peso segue-se as regiões Norte com 31,4 por cento, Centro com 28,8 por cento, Lisboa e Vale do Tejo com 25,8 por cento e, finalmente, Alentejo e Algarve, ambas com uma prevalência de 23,4 por cento.

A equipa de investigadores da APCOI, analisou os efeitos da implementação da 6.ª edição do projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» nas alterações de hábitos alimentares e no estado nutricional dos alunos participantes e as conclusões são animadoras: comparando os dados iniciais com os recolhidos após as 12 semanas de participação no projeto observou-se que a percentagem de crianças com obesidade reduziu de 12,7 para 11,3 por cento, correspondendo a uma descida média de 1,4 por cento.

Todas as regiões verificaram uma redução da prevalência de obesidade com a participação no projeto «Heróis da Fruta», tendo a região da Madeira registado a maior descida com uma percentagem de 2,9 por cento.

Esta investigação da APCOI foi realizada junto dos alunos participantes na 6.ª edição do projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» no ano letivo 2016-2017. A recolha de dados, através da aplicação de um questionário antes e depois das 12 semanas de intervenção do projeto, foi reportada à APCOI pelos professores e decorreu entre os dias 16 de outubro de 2016 e 20 de janeiro de 2017. A amostra global deste estudo é composta por 17.698 crianças com idades compreendidas entre os dois e os 10 anos de 388 estabelecimentos de ensino pertencentes a 139 concelhos dos 18 distritos continentais e das duas regiões autónomas: Açores e Madeira.

O relatório final deste estudo apresenta mais resultados sobre hábitos alimentares e estilos de vida das crianças portuguesas, que serão brevemente divulgados publicamente pela APCOI.