“Coração no Centro” reúne vários especialistas em Coimbra

/, Coimbra, Saúde/“Coração no Centro” reúne vários especialistas em Coimbra

Vários especialistas nacionais e estrangeiros vão participar na reunião “Coração ao Centro”, que decorre, nos dias 13 e 14, no auditório do pólo dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC). Coorganizada pelo Serviço de Cardiologia A do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e Procardio (Associação de Desenvolvimento da Cardiologia), esta reunião vai promover o debate do estado da arte das doenças cardiovasculares.

Apesar de se assistir a uma redução notória da mortalidade por doenças cardiovasculares, estas continuam ainda a ser a maior causa de morte em Portugal e nos países ocidentais. Estima-se que estas doenças causem a morte a cerca de 17,5 milhões de pessoas por ano e para fazer face a esta pandemia temos de investir na sua prevenção. Todos devemos estar na primeira linha de combate a esta doença”, realça Mariano Pego, diretor do Serviço de Cardiologia A (pólo HUC-CHUC).

A abordagem e tratamento da doença cardiovascular é um tema muito abrangente, que envolve para além da cardiologia outras especialidades médicas e cirúrgicas que intervêm na doença e compartilham interesse pela discussão dos vários temas que irão ser discutidos nestes dois dias de congresso.

Antes da reunião, no dia 12, vai realizar-se um “curso satélite” destinado a médicos de medicina geral e familiar, médicos internos de cardiologia, médicos de medicina interna e alunos do curso de medicina.