Coimbra: Centenas de atletas esperados domingo na Corrida Pedro e Inês

/, Coimbra, Desporto/Coimbra: Centenas de atletas esperados domingo na Corrida Pedro e Inês

A Corrida Pedro e Inês volta a percorrer, no domingo (8 de outubro), a cidade de Coimbra. Com início marcado para as 10h30, no Parque Verde, a prova estima ultrapassar os 700 participantes, número registado na última edição.

Organizada pela Câmara Municipal de Coimbra e Xistarca, a corrida integra o Circuito Nacional de Estrada 2017. A prova principal desenrola-se num percurso de aproximadamente 10 quilómetros, tendo como potenciais participantes atletas populares e federados, de ambos os sexos, com mais de 18 anos de idade. Paralelamente, de forma a permitir a participação de todos os interessados, mesmo os menos dotados atleticamente, decorre uma segunda corrida e uma caminhada, numa distância de até 5.000 metros.

Esta será a quarta edição de um evento que, como realça a organização, pretende “abrir novos caminhos na vertente do exercício físico em Portugal, incentivando não só a experimentação de provas de atletismo por parte do público em geral, mas também estimular a uma prática contínua de exercício pela população mais sedentária”. Visa ainda permitir ao cidadão comum o acesso a provas de atletismo em diferentes cidades do país.

A corrida parte do Parque Verde do Mondego, na margem direita, segue em direção à Ponte Pedro e Inês, no final vira à direita em direção à rampa de acesso à Avenida Inês de Castro, junto ao posto de combustível, Avenida Conímbriga, Avenida Cidade Aeminium, Largo da Portagem, Avenida Emídio Navarro, Parque Dr. Manuel Braga e Parque Verde do Mondego, seguindo depois o mesmo percurso para uma segunda volta.

O conimbricense José Carvalho, um dos maiores atletas portugueses de sempre, que tem apadrinhado o evento, participa na prova, bem como outros atletas portugueses de renome.

Tal como sucedeu nas anteriores edições, a Câmara de Coimbra homenageia, no dia da corrida, atletas conimbricenses que atingiram estatuto de grande relevância no atletismo nacional e internacional. Desta vez o homenageado vai ser o professor Mário José Rodrigues Teixeira, num reconhecimento do Município pelo “enorme contributo que tem dado para o desenvolvimento do atletismo em Coimbra”. Nas primeiras três edições foram homenageados José Carvalho, Conceição Moura, Aniceto Simões e Helena Carvalho.