Ator António Capelo abre Ciclo de Concertos de Coimbra

/, Coimbra/Ator António Capelo abre Ciclo de Concertos de Coimbra

O ator António Capelo vai abrir, no domingo (8 de outubro), a terceira edição do Ciclo de Concertos de Coimbra, evento que, até dezembro, vai levar os diversos géneros musicais a vários palcos da cidade. Conservatório de Música de Coimbra, Convento São Francisco, Museu Nacional Machado de Castro, Casa Museu Bissaya Barreto, Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e Sé Velha são os espaços emblemáticos da cidade que vão servir de palco aos oito concertos, conciliando assim música e património.

A celebrar 40 anos de carreira, o ator vai trazer a Coimbra um espetáculo “único a nível nacional”, que reúne “uma seleção dos poemas mais importantes que passaram por ele ao longo da sua carreira”, como explicou, durante a apresentação do evento, Tiago Nunes, da Associação CulturXis, promotora do ciclo.

O espetáculo decorre, a partir das 18h00, no auditório do Conservatório de Música de Coimbra.O que nos propomos fazer é, a partir de uma ideia de intimidade quase familiar, percorrer alguns dos poemas que nos têm marcado ao longo de uma vida profissional. Versos que foram ditos em espetáculos teatrais, que foram lidos em consequência de necessidades profissionais e que, para além de tudo, nos são tão queridos como necessários”, explica o ator, considerando que “o prazer de ouvir os versos de poetas como Pessoa, Eugénio, Sena, Sofia, entre outros, é sempre um prazer quase solitário e pouco partilhado” que, neste caso, vai envolver toda a assistência.

Depois de António Capelo, o ciclo – que tem como tema “Memórias Pioneiras” – segue no dia 22, às 17h00, com o espetáculo “Entre Madeiras Trio”, no auditório do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. Ainda este mês, no dia 31, às 21h30, regressa ao Conservatório com o recital de piado de Lucas Thomazinho.

Para novembro estão previstos os concertos Alfonso Benetti e Mikos Korsakov, um recital de violoncelo e piano (dia 12, às 18h00, na Casa Museu Bissaya Barreto); Ensemble Manuel Faria, espetáculo de encerramento do centenário do nascimento daquele compositor (18 de novembro, 21h30, na Sé Velha); e Laureados do Concurso CulturXis (dia 26, às 16h00, no Museu Nacional Machado de Castro).

O programa de dezembro abre, no dia 1, às 21h30, na Igreja do Convento São Francisco, com a atuação de Alma de Coimbra. O ciclo encerra no dia 8, com dois grandes concertos. O primeiro está marcado para as 18h00, no grande auditório do Convento São Francisco, onde é apresentada “A criação de Haydn”, pelo Coro Sinfónico Inês de Castro. O segundo tem início às 21h30, na Sé Nova, onde se apresenta Paulo Bernardino, num concerto que celebra os 30 anos de carreira do organista. Este espetáculo tem entrada gratuita e um cariz solidário, já que será feito um peditório cujas receitas irão reverter para a Cáritas Diocesana de Coimbra. Os concertos do dia 18 e 26 de novembro terão, também, acesso gratuito.

Os preços dos restantes eventos variam entre os 3,5 e os 12,50 euros, havendo descontos para estudantes e maiores de 65 anos. Os bilhetes podem ser adquiridos no site http://cicloconcertoscoimbra.pt/, onde está também disponível toda a informação sobre o evento. Tiago Nunes destaca a “programação eclética e diversificada, que não se restringe a um só género musical e que tem como objetivo atrair vários públicos”.

O ciclo conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, Universidade de Coimbra, Turismo Centro de Portugal, entre outros parceiros.