Luta contra o cancro une amanhã sete cidades do Centro

/, Coimbra, Saúde/Luta contra o cancro une amanhã sete cidades do Centro

Milhares de pessoas são aguardadas amanhã (7 de outubro) nas caminhadas que vão decorrer em sete cidades da região Centro. Coimbra, Aveiro, Castelo Branco, Covilha, Guarda, Leiria e Viseu voltam a unir-se, criando assim uma cadeia de sensibilização que une a região na luta contra o cancro da mama.

Abertas a pessoas de ambos os sexos e de todas as idades, as caminhadas “Pequenos Passos, Grandes Gestos” são promovidas pelo Movimento Vencer e Viver (MVV) do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC-LPCC), e pretendem alertar para a necessidade de, cada vez mais, apostar na prevenção de uma doença que continua a afetar tantas mulheres, fragilizando não só os doentes mas toda a família.

No Mês Internacional de Prevenção do Cancro da Mama, que se assinala em outubro, o NRC-LPCC pretende assim sensibilizar a população para a prevenção primária e diagnóstico precoce do cancro da mama, ao mesmo tempo que pretende também angariar receitas que ajudem a assegurar todo o trabalho e apoio que a Liga assegura aos doentes oncológicos. A participação tem um custo de cinco euros, valor que inclui t-shirt, garrafa de água e folhetos informativos e que reverte na íntegra para o NRC-LPCC.

As caminhadas começam às 15h00 em todas as cidades, sendo precedidas de várias atividades de animação. Em Coimbra, a concentração está marcada para as 14h00, na Praça da República, onde há animação assegurada com Dj’s, ginástica com Acrogym Clube de Coimbra, pinturas faciais para os mais novos e reportagem fotográfica. A caminhada começa às 15h00, num percurso que atravessa a cidade e termina no Parque Verde, com um momento de grande confraternização. Depois de uma largada de balões, há animação com Dj’s, aula de zumba e atuação do Grupo de Cantares Feminino da Nossa Aldeia, de Alvoco das Várzeas.

Quem quiser associar-se deve inscrever-se nas extensões do MVV, na sede do NRC-LPPP, nas lojas da Baixa até ao final do dia de hoje ou amanhã, a partir das 13h00, na Praça da República.