Pediátrico de Coimbra forma novos voluntários

/, Coimbra, Saúde/Pediátrico de Coimbra forma novos voluntários

O Hospital Pediátrico (HP) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) promoveu, na terça e quarta feira, sessões de formação para os novos “Voluntários por um sorriso”. O processo de acolhimento e integração dos voluntários nos serviços vai agora decorrer na próxima semana, de 9 a 13 de outubro.

De acordo com o CHUC, além dos voluntários que transitam dos anos anteriores, acresce mais uma centena de novos voluntários de inscrição e seleção nos parceiros, Câmara Municipal de Coimbra – Divisão da Ação Social e Família e a Acreditar.

O voluntariado no Hospital Pediátrico começou no ano de 2000. Inicialmente foi direcionado para as crianças e adolescentes do foro oncológico, mas posteriormente foi possível alargá-lo a todos os serviços de internamento e ambulatório não urgente, fruto do empenho e dedicação dos voluntários.

No âmbito das suas atividades e competências, os “Voluntários por um Sorriso” transformam algumas das necessidades das crianças, adolescentes e famílias em oportunidades criativas, de animação, convívio, lúdicas e também de relação.

Em nota divulgada, o CHUC realça “a forma como cada um dos voluntários, a seu modo, tem concretizado este projeto num exercício de cidadania ativa, de solidariedade, de participação, de gratuitidade e de convergência”.