Política: PS conquista 11 das 18 freguesias de Coimbra

/, Coimbra/Política: PS conquista 11 das 18 freguesias de Coimbra

O Partido Socialista (PS) conquistou, no domingo, 11 das 18 freguesias e uniões de freguesia do concelho de Coimbra. A coligação Mais Coimbra vai liderar em quatro, a CDU em duas e a coligação Somos Coimbra em uma.

António Coelho (PS) vai continuar a liderar os destinos da Freguesia de Almalaguês. O presidente foi reeleito para novo mandato, com uma votação expressiva, 59,79 por cento dos votos.

Também expressiva foi a decisão da população de Brasfemes que reconduziu João Paulo Marques na presidência daquela Freguesia. O socialista obteve 60,08 por cento dos votos.

A população de Ceira apostou também na continuidade. O atual presidente, o socialista Fernando Santos, foi reeleito com 53,63 por cento dos votos.

Em Cernache o vitorioso foi António Ferreira Lopes (CDU), que sucede assim a Vítor Carvalho, do mesmo partido. A vitória foi também bastante expressiva, com o candidato a recolher 62,50 por cento da votação.

Santo António dos Olivais, a maior Freguesia do concelho, elegeu Francisco Andrade, com 53,30 por cento dos votos. Eleito pela coligação Mais Coimbra, Andrade regressa à Junta quatro anos depois, sucedendo agora a Manuel de Oliveira.

Dinis Pimenta conquistou a Freguesia de S. João do Campo com 61,31 por cento dos votos. O socialista sucede assim a José Luís Pimenta (CDU).

Em S. Silvestre foi reeleito José Seiça. Com 56,04 por cento dos votos, o socialista vai continuar a comandar o destino da Freguesia nos próximos quatro anos.

Em Torres do Mondego também não há mudanças. O socialista Paulo Cardoso continua na liderança da Freguesia, com 61,90 por cento da votação.

Já na União de Freguesia de Antuzede e Vil de Matos foi também reeleito Diamantino Jorge. O socialista obteve 57,81 por cento dos votos.

Na União de Freguesias de Antanhol e Assafarge a vitória foi de José Filipe (coligação Mais Coimbra) que, com 56,33 por cento, vai continuar também no comando desta UF pelos próximos quatro anos.

A UE de Eiras e S. Paulo de Frades continua nas “mãos” de Fernando Abel. O socialista obteve 48,36 por cento dos votos.

Já na UF de Santa Clara e Castelo Viegas a liderança continua a pertencer a José Simão. O atual presidente, candidato pela coligação Mais Coimbra, conquistou 52,14 por cento dos votos, assegurando assim a reeleição para novo mandato.

A UF de S. Martinho de Árvore e Lamarosa reelegeu Manuel Veloso. O socialista obteve 62,37 por cento dos votos.

O socialista Jorge Veloso vai continuar a comandar os destinos da UF de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades. O autarca socialista foi reeleito com 50,79 por cento da votação.

Na UF de Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e S. Bartolomeu João Francisco Campos (coligação Mais Coimbra) sucede a Hélder Abreu. Conquistou 46,61 por cento dos votos.

Na UF de Souselas e Botão a vitória foi para o atual presidente, Rui Soares, apoiado pelo movimento Somos Coimbra. Com 59,37 por cento dos votos, o autarca vai continuar a comandar o destino destas localidades nos próximos quatro anos.

A população da UF de Taveiro, Ameal e Arzila foi esclarecedora: reelegeu Jorge Mendes, da CDU, para mais um mandato. O presidente conquistou 66,85 por cento dos votos, registando a maior votação da noite na lista das 18 freguesias e UF do concelho de Coimbra.

Na UF de Trouxemil e Torre de Vilela o socialista Horácio Costa sucede a Ricardo Rodrigues (Coligação Por Coimbra). Com 54,13 por cento dos votos, o candidato conquistou esta UF para o PS.