Coimbra: Agrupamento de Escolas Rainha Santa integra projeto europeu

/, Coimbra/Coimbra: Agrupamento de Escolas Rainha Santa integra projeto europeu

O Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel é uma das parceiras do projeto “Small scientists across Europe” (“Pequenos cientistas em toda a Europa”, que pretende proporcionar um contacto exclusivo entre crianças de vários países e, ao mesmo tempo, melhorar a comunicação em inglês e o conhecimento do património e da cultura de todos os estados parceiros.

Apresentado a 11 de setembro ao grupo de educação pré-escolar, o projeto vai ser implementado nos jardins de infância do Agrupamento, sendo coordenado pela educadora Francisca Pessoa e pela psicóloga Joana Minderico.

No âmbito desta iniciativa, as crianças vão, então, ter um contacto de maior proximidade com crianças de outros países europeus, podendo assim trocar experiências que serão avaliadas por todas as comunidades. Trata-se, como explica a equipa responsável pelo projeto neste Agrupamento de Coimbra, de um programa que “aumentará a qualidade da vida escolar bem como contribuirá para o desenvolvimento da consciência e da cidadania europeias preparando os cidadãos do futuro para o respeito pela natureza e equilíbrio do planeta, no que respeita à sua sustentabilidade”.

As escolas parceiras podem, assim, desenvolver e reforçar as suas redes, de forma a melhorar a sua capacidade de operar a nível transnacional, de partilhar e debater de ideias, práticas e métodos de ensino.

Financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do programa Erasmus + Ação chave 2 (programa da União Europeia para educação, formação, juventude e desporto para o período 2014-2020), o projeto dá especial enfoque às vertentes da pedagogia e didática, ciências naturais e cooperação internacional. Visa “desenvolver práticas inovadoras ao nível das tecnologias da educação e da informação” e, ao privilegiar a inclusão social, deverá contribuir também para “aumentar o acesso à educação e aos cuidados básicos na primeira infância, contribuindo para um ensino de excelência”.

Com duração de dois anos (setembro de 2017 a agosto de 2019), o projeto é coordenado pelo jardim de infância “Ecole Maternelle Tordo”, em França, e inclui ainda mais seis instituições do ensino pré-escolar na Europa.

Ao longo deste projeto, pretende-se adaptar e explorar as atividades no campo da ciência experimental e integrá-las no currículo pré-escolar através de jogos e experiências, não só usando definições e teoria, mas aplicando o conhecimento adquirido para encontrar soluções para manter o ambiente limpo saudável”, explica a equipa responsável pela sua implementação no Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel.

O programa contempla, ainda, reuniões de trabalho em cada um dos países parceiros e atividades transnacionais de ensino. Durante o projeto vão ser explorados temas sobre a terra, o ar, a água e o fogo e vão ser criados materiais auxiliares, como livros ou quebra-cabeças.