Projeto da ESEnfC ajuda a reduzir riscos nas festas estudantis

/, Coimbra, Saúde/Projeto da ESEnfC ajuda a reduzir riscos nas festas estudantis

O projeto “Antes que te queimes”, desenhado por estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), está nas ruas há 10 anos, intervindo no sentido de reduzir riscos nas noites das festas académicas.

Este modelo, que já é utilizado em mais de sete países, visa promover a diversão sem perigos, apostando na saúde e na segurança dos jovens estudantes, havendo também uma nova versão dirigida aos finalistas do ensino secundário.

A ESEnfC celebrou, na terça feira (10 de outubro), uma década de trabalho comunitário em prol da saúde e da segurança dos jovens que frequentam as festas noturnas associadas a contextos académicos. Com este projeto, pretende reduzir os danos associados ao consumo excessivo de álcool e de outras substâncias psicoativas, bem como o sexo desprotegido e a sinistralidade rodoviária.

Volvidos 10 anos, o “Antes que te queimes” alargou o âmbito de atuação e passou, também, a sensibilizar os novos alunos da ESEnfC (aquando da integração dos estudantes do 1.º ano da licenciatura) e os estudantes finalistas das escolas secundárias. Alargou, ainda, o espaço de intervenção, sendo replicado noutras cidades portuguesas (Évora, Covilhã e Oliveira de Azeméis) e estendendo-se já a vários países (Angola, Brasil, Bélgica, Cabo Verde, Estónia, Líbano e República Checa).

As intervenções desenvolvidas no âmbito do projeto são feitas através da metodologia de educação pelos pares (de jovens para jovens), com a supervisão de professores e profissionais de saúde. Compreendem a conscientização, a avaliação da alcoolemia dos participantes nas festas académicas, a distribuição de preservativos e a explicação sobre o uso correto deste método contracetivo, bem como os primeiros socorros aos jovens que se encontrem embriagados.

O projeto beneficia da parceria da Administração Regional de Saúde do Centro, do IREFREA Portugal, da associação Existências e da Cruz Vermelha Portuguesa.