Aulas já começaram na Universidade Sénior do Mondego

/, Coimbra/Aulas já começaram na Universidade Sénior do Mondego

Começaram esta semana as aulas na Universidade Sénior do Mondego, a funcionar no Centro Intergeracional Mondego, equipamento da responsabilidade da Fundação ADFP que abriu ao público em setembro, nas antigas instalações da empresa Mogno Móveis, em Estremão, São Martinho do Bispo (Coimbra), onde são asseguradas também as valências de creche e jardim-de-infância.

De acordo com a Fundação, a Universidade Sénior do Mondego conta com 66 utentes que, no ano letivo de 2017/2018, terão acesso a aulas nas disciplinas e temáticas de Cidadania, Conta-me Histórias, Informática, Inglês, Literacia em Saúde, Património com História, Psicologia, Sociologia, Envelhecimento Ativo, sem esquecer o Clube de Leitura, a Ginástica, Pintura, Dança, Tai-chi, Música com Grupo de cordas, entre outras. O plano curricular integra ainda, para além das atividades em sala de aula, visitas de estudo, trabalhos de campo e viagens socioeducativas.

Recorde-se que a Universidade Sénior do Mondego abriu no ano passado, no contexto de aproveitamento das instalações do antigo Colégio São Martinho e no seguimento da experiência de sucesso da Universidade Sénior de Miranda do Corvo, esta criada em 2005 com o objetivo de “promover o envelhecimento ativo e a intergeracionalidade como forma de partilha de experiências”.

A mudança para estas novas instalações prende-se com o facto de o antigo Colégio São Martinho ter sido transformado no colégio bilingue St. Paul´s School que, após profunda remodelação, abriu portas a 1 de setembro, tendo as primeiras semanas de atividade com alunos decorrido, como explica a diretora pedagógica, Isabel Sadio, “em modo ‘Back to School’ (De volta à escola), nas quais se desenvolveram atividades artísticas, desportivas, linguísticas e científicas, com vista à integração dos alunos no seu novo contexto educativo”.

Já no final do mês de setembro, realizou-se a primeira edição do “Sleeping @St. Paul’s”, tendo os alunos sido convidados a participar num conjunto de atividades e a pernoitar no espaço em regime de acantonamento/acampamento. Na manhã seguinte, as famílias puderam integrar um “English Breakfast” e tomar parte de uma enérgica aula de zumba.

O projeto educativo St. Paul’s School acolhe crianças do berçário até ao 2.º ciclo, no presente ano letivo, preconizando uma matriz bilingue e assentando a sua ação pedagógica na proximidade entre elementos da comunidade educativa.