Coimbra debate amanhã importância da Vitamida D

/, Saúde/Coimbra debate amanhã importância da Vitamida D

Coimbra recebe amanhã (14 de outubro) mais uma edição do Fórum D, o único evento totalmente dedicado à Vitamina D em Portugal. Trata-se de uma iniciativa que pretende trazer à luz da sociedade e da comunidade médica a verdade científica sobre a Vitamina D e a sua utilização na prática clínica.

Dosagem, benefícios e aplicação são algumas das questões que vão ser esclarecidas durante este fórum, que decorre, a partir das 10h00, no Hotel D. Inês, e que, acima de tudo, pretende dar a conhecer a realidade atual da Vitamina D e o seu progresso na sociedade atual.

Vamos abordar vários aspetos relacionados com a Vitamina D, nomeadamente o progresso recente do conhecimento da Vitamina D, perspetivando a sua aplicação na prática clínica. O objetivo principal da edição deste ano é ajudar os médicos a definir estratégias de atuação relativas à Vitamina D nas mais variadas doenças”, explica José Pereira da Silva, professor de Reumatologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

No seu entender, este fórum “destina-se a todos os médicos já que nenhuma especialidade pode, hoje em dia, dizer que nada tem a ver com a Vitamina D” e é também relevante para profissionais de saúde ligados à análise da Vitamina D e ainda para os que estão envolvidos em educação para a saúde, com destaque para os enfermeiros.

Em termos de temáticas, o médico adianta que vão ser tratadas “as especificidades da análise de Vitamina D no sangue e ainda a sua relação com as doenças cardiovasculares e a mortalidade em geral”. Será abordado ainda o impacto da Vitamina D em doenças de pele, alergias, doenças reumáticas e do tubo digestivo, bem como o controverso tema da doseamento e prescrição da Vitamina D em Portugal.