Coimbra: Festa do Cinema Francês regressa ao TAGV

/, Coimbra/Coimbra: Festa do Cinema Francês regressa ao TAGV

Coimbra recebe, de terça feira a domingo (17 a 22 de outubro), a 18.º Festa do Cinema Francês. No ano em que celebra a maioridade, o evento traz ao Teatro Académico Gil Vicente (TAGV) alguns dos mais recentes filmes francófonos, num programa que, como explicou o diretor do Teatro, Fernando Matos Oliveira, se apresenta “mais intimista” e com um “lado emocional” e uma “maior subjetividade” que “refletem a vida quotidiana e em comum a nível dos casais”.

Em 12 sessões, a seleção de filmes a exibir contempla os géneros de comédia, drama, romance e animação, com exibições dedicadas às escolas e diariamente ao público em geral. Cristina Robalo Cordeiro, da Alliance Française, considera que esta edição apresenta “o melhor e mais recente do que se faz na cinematografia francesa”.

O programa abre na terça feira, às 21h00, com o filme “Drôles d’ Oiseaux”, de Élise Girard, que participou no Festival de Berlim. Na quarta, à mesma hora, será exibido “Compte tes Blessures”, de Morgan Simon, enquanto que na quinta será exibido “Tour de France”, de Rachid Djaidani, com Gérard Depardieu, em sessão escolar (14h30) e, às 21h30, “Le Fils de Jean”, de Philippe Lioret.

A programação inclui, no dia 20 (sexta), os filmes “Corniche Kennedy”, de Dominique Cabrera (sessão escolar, às 10h30) e, às 21h30, “Jeune Femme”, de Léonor Serraille, prémio Caméra d’ Ór para melhor primeiro filme no Festival de Cannes 2016.

No dia 21 (sábado), a sessão das 15h00 apresenta “Louise en Hiver”, de Jean-François Laguionie, um filme de animação, e a das 21h30 o filme “Monsieur & Madame Adelman”, de Nicolas Bedos. A fechar, no dia 22 (domingo), será exibido, pelas 17h00, o filme “Rosalie Blum”, de Julien Rappeneau, e, às 21h30, “L’ Économie du Couple”, de Joachim Lafosse.

Organizada pelo Institut Français du Portugal, Embaixada de França e rede das Alliance Française, a Festa do Cinema Francês decorre em 13 cidades portuguesas – Lisboa, Cascais, Almada, Coimbra, Leiria, Porto, Viseu, Aveiro, Beja, Faro, Seixal, Viana do Castelo e Setúbal – dando a conhecer ao público a variedade e riqueza da cultura cinematográfica francesa. Em Coimbra, esta Festa tem conseguido atrair entre 3.000 a 5.000 espetadores ao TAGV.