Previdência Portuguesa promove domingo caminhada solidária

/, Coimbra/Previdência Portuguesa promove domingo caminhada solidária

A Previdência Portuguesa promove, no domingo (15 de outubro), a sua segunda “Caminhada Mutualista”, um evento solidário que é aberto tanto a associados como ao público em geral.

Com um percurso de cerca de cinco quilómetros, o evento começa às 9h30, em frente à sede desta Associação Mutualista, situada na Rua da Sofia, e segue pela Praça 8 de Maio, atravessando a Baixa. Continua pelo Largo da Portagem, Ponte de Santa Clara, Parque da Canção, Choupalinho, Rua de Olivença, Jardim Botânico, Rua Arco da Traição, Bairro Sousa Pinto, Arcos do Jardim, Rua Alexandre Herculano, Praça da República, Avenida Sá da Bandeira, Rua Olímpio Nicolau Fernandes e termina onde começou, na Rua da Sofia.

Com este percurso urbano, que atravessa alguns dos espaços emblemáticos da cidade, a Previdência pretente sensibilizar a comunidade para a importância da prática de exercício físico, ao mesmo tempo que dá a conhecer mais profundamente o trabalho desta instituição.

Pretendemos que este seja um dia de convívio entre os associados e a comunidade”, realçou, durante a apresentação, o presidente da instituição. António Martins de Oliveira destacou ainda a vertente solidária deste evento que, tal como na primeira edição (realizada em 2012 e que apoiou a Casa dos Pobres de Coimbra), vai beneficiar uma instituição da cidade, tendo a direção selecionado, desta vez, a Casa da Infância Doutor Elysio de Moura.

Apesar da participação na caminhada ser gratuita, no dia do evento os caminhantes que quiserem apoiar esta causa podem depositar o seu donativo num dos mealheiros que quatro meninas e uma responsável da instituição transportarão. De resto, é a própria Previdência Portuguesa que vai entregar à Casa da Infância um valor que deverá rondar os 1500 euros, segundo anunciou Martins de Oliveira.

Os participantes são assim convidados a viver um dia diferente, marcado pelo convívio, lazer e desporto, numa cidade que tem um património natural e construído tão rico e atrativo. A Previdência Portuguesa espera que se associem a este evento cerca de 200 pessoas, a quem será oferecida uma t-shirt alusiva à caminhada, um saco e um chapéu da instituição e ainda águas e frutas, antes, durante e depois do percurso. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas no site da Previdência, por e-mail, telefone, na sede, na Casa da Mutualidade e, ainda, no Jardim de Infância da Previdência. De sublinhar que este é um evento para todos, sejam ou não associados desta Associação Mutualista.

Previdência prepara novos projetos

Este é mais um dos muitos eventos solidários que a Previdência Portuguesa tem vindo a realizar nos últimos anos, procurando apoiar sempre instituições e entidades da cidade. A última contemplada foi a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a quem foi entregue a verba angariada durante a I Gala Solidária, evento que a Previdência promoveu para assinalar o seu 88.º aniversário e que espera poder replicar já no início do próximo ano, em janeiro, quando completar os seus 89 anos.

Com cerca de 6000 associados espalhados por todo o país, a associação pretende mostrar, como explicou Luís Savedra, outro dos elementos da direção, que “o Mutualismo está vivo e está aqui para apoiar os cidadãos”. Este responsável defende que é missão da Previdência “contribuir para que o associado tenha uma melhoria de vida”, em todos os sentidos.

Isso passa, como frisou Martins de Oliveira, por uma oferta variada e de qualidade, que vá ao encontro das necessidades de todos. É nesse sentido que a direção está já a trabalhar no sentido de reforçar e alargar a resposta a nível de serviços médicos e está também a equacionar outros projetos, que visam uma cidadania ativa e que, entre outros, deverá passar também pela criação de equipamentos para a terceira idade.