Peditório Nacional da LPCC começa quarta feira em todo o país

/, Coimbra, Saúde/Peditório Nacional da LPCC começa quarta feira em todo o país

O habitual Peditório Nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) vai decorrer em todo o país de quarta feira a domingo (1 a 5 de novembro). Milhares de voluntários vão estar na rua, de norte e sul, devidamente identificados com o colete da instituição e com os cofres lacrados, individualizados e com o símbolo da LPCC.

Esta ação solidária, que tem como objetivo angariar receitas que permitam à Liga continuar a prestar todos os seus serviços de apoio aos doentes com cancro e respetivas famílias, vai decorrer em sítios muito distintos, como centros comerciais, igrejas, cemitérios, supermercados e nas principais ruas das diferentes cidades, sob a orientação dos respetivos Núcleos Regionais da LPCC – Norte, Centro, Sul, Açores e Madeira.

Esta ação tem como embaixador Cristiano Ronaldo, que acaba de vencer, pela quinta vez, o prémio da FIFA “The Best” para melhor futebolista. O jogador defende que “Juntos somos mais fortes” e apela ao apoio de todos para um forte contributo no Peditório Nacional, alertando para a importância de contribuir e ajudar a LPCC na luta contra o cancro, fazendo desta luta um exemplo nacional de entreajuda e de solidariedade.Ser embaixador é dizer que esta causa não me é de todo indiferente, que me toca, que me diz respeito quer seja a nível pessoal, quer seja como cidadão com direitos, deveres e preocupações cívicas para com os meus e os que me rodeiam”, sublinha.

O Peditório começa na quarta feira, 1 de novembro, e prolonga-se até ao domingo seguinte. As verbas angariadas pelos voluntários são consideradas “a mais importante fonte de financiamento da LPCC para continuar a dar resposta aos cada vez mais pedidos de apoio”.

Os fundos angariados anualmente permitem à LPCC cumprir os seus objetivos e garantir a continuidade dos seus projetos: apoio ao doente oncológico e familiares; rastreio e diagnóstico precoce; apoio à investigação científica e formação de profissionais de saúde e promoção da Educação para a Saúde”, explica o Núcleo Regional do Centro da LPCC que, recorde-se, tem feito um apelo às pessoas para que colaborem nesta causa, através do voluntariado. Assim, as pessoas que puderem colaborar no Peditório devem inscrever-se online (https://www.ligacontracancro.pt/peditorio/), na sede ou através dos telefones 239 487 490 / 918 539 741. A participação no Peditório pode ser feita à medida da disponibilidade de cada pessoa, podendo ocorrer durante os cinco dias ou apenas num período.

A LPCC é uma associação cultural e de serviço social, não governamental e declarada de utilidade pública, que promove a prevenção primária e secundária do cancro, o apoio social e a humanização da assistência ao doente oncológico e a formação e investigação em oncologia. O financiamento das suas atividades e programas tem como base o Peditório Nacional.