Congresso debate amanhã futuro da Académica

/, Desporto/Congresso debate amanhã futuro da Académica

O futuro da “Briosa” vai estar amanhã (4 de novembro) em debate no segundo Congresso da Académica, evento que decorre, a partir das 9h00, no auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Promovido pela Direção Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC) e Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol (AAC/OAF), no âmbito das comemorações dos 130 anos da AAC, este evento vai contar com a participação de um vasto painel de oradores que irá abordar o tema da formação e da sustentabilidade da Académica, debatendo assim o futuro do clube.

Os promotores recordam que esta segunda edição regressa “22 anos depois da sua estreia”, recuperando-se assim um “evento mítico da história do clube, que assume um novo formato”. Para além do debate sobre o futuro do clube, o programa integra ainda a apresentação de uma plataforma digital da história da AAC/OAF, um momento musical protagonizado pelos Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra e a cerimónia de entrega de emblemas de ouro e prata aos sócios do clube, por parte da Mesa da Assembleia Geral e da Direção da AAC/OAF.

O objetivo do 2.º Congresso da Académica passa, pois, por recordar a história do clube, o espírito academista, as vivências dos seus associados, e promover o debate conjunto sobre o futuro da Briosa, através da partilha de conhecimentos e boas práticas, de experiências e ideias entre profissionais do setor e os sócios da Académica”, explica a organização.

O debate vai decorrer durante a manhã e terá dois painéis distintos, sendo o primeiro dedicado à formação e o segundo à sustentabilidade do clube. Pedro Roma (ex-capitão da Briosa e atual treinador dos guarda-redes dos escalões de formação da Federação Portuguesa de Futebol), Pedro Mil Homens (responsável pelos escalões de formação do Sport Lisboa e Benfica) e Helena Costa (treinadora do Einstracht Frankfurt) são os oradores que participam no primeiro painel.

Sobre sustentabilidade social, desportiva e financeira do clube falarão Emídio Guerreiro (ex-secretário de Estado da Juventude e do Desporto), Emanuel Medeiros (coordenador do Centro Internacional para a Segurança no Desporto da Europa), Ricardo Costa (advogado especialista em sociedades desportivas) e Tiago Madureira (um dos responsáveis pelo trabalho desenvolvido pela SAD do Sporting Clube Braga na aproximação do clube à cidade).

À tarde o destaque vai para um momento musical protagonizado pelos Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra e para a cerimónia de entrega de emblemas aos sócios com mais de 25 anos e 50 anos de “casa”.