Seniores de Vila Nova de Poiares aprendem a ler e escrever

/, Região/Seniores de Vila Nova de Poiares aprendem a ler e escrever

Cerca de 30 seniores, oriundos das quatro freguesias do concelho de Vila Nova de Poiares, participam na segunda edição do projeto “Letras Prá Vida”, que arrancou esta semana, no Centro Cultural de Poiares, e que tem como objetivo promover a literacia e combater a exclusão social e o isolamento a que muitos idosos estão votados.

Estes participantes vão frequentar várias atividades, como sessões de leitura e escrita e também de formação ao nível da aprendizagem digital, dotando-os de conhecimentos que lhes permitem utilizar as tecnologias de informação e comunicação.

Promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, em parceria com as juntas de freguesia do concelho, Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) e iCreate, o “Letras Prá Vida”, que vai agora para a sua segunda edição, é um projeto de alfabetização que tem um caráter inovador, tendo sido distinguido com o prémio de melhor projeto de educação de adultos no concurso europeu GRUNDTVIG AWARDS, promovido pela EAEA – European Association for the Education of Adults. Para a autarquia, esta distinção é “um reconhecimento público e internacional da mais-valia desta iniciativa que tem tido grandes índices de sucesso no concelho e que tem como objetivo diminuir a taxa de analfabetismo funcional, promovendo a literacia e a inclusão social, através do desenvolvimento de competências e capacitação dos participantes”.

Mas, independentemente deste reconhecimento internacional, o presidente do Município, João Miguel Henriques, considera que “a melhor prova do êxito desta edição é a felicidade estampada no rosto dos participantes”, bem como os “momentos de confraternização e convívio” que proporciona e que ajudam a “combater a exclusão e o isolamento da população sénior do concelho”.

Este projeto destina-se especialmente à população sénior de Vila Nova de Poiares. Tem como objetivos a promoção do envelhecimento ativo e a participação em contextos de socialização, contribuindo assim para combater os níveis de isolamento e solidão da população mais envelhecida do concelho. Para tal, conta também com a experiência do projeto “Clube Velhos Amigos”, dinamizado pela iCreate.

Esta segunda edição do “Letras Prá Vida” tem coordenação científica e pedagógica da ESEC. Conta com duas sessões semanais, repartidas entre o espaço da antiga Escola Primária do Entroncamento (sede da iCreate) e o Centro Cultural de Poiares.

Em nota enviada, a autarquia realça que “a preocupação com os mais idosos é uma das grandes apostas deste executivo, procurando desenvolver, individualmente e em parceria com as associações e coletividades do concelho, um conjunto de ações e iniciativas que promovam o envelhecimento ativo”.