Artesanato Urbano anima Baixa em Dia de S. Martinho

/, Coimbra/Artesanato Urbano anima Baixa em Dia de S. Martinho

Cerca de cem expositores são esperados amanhã (11 de novembro) na Feira de Artesanato Urbano de Coimbra, certame que, ao longo do ano, tem contribuído para um maior dinamismo da Baixa de Coimbra.

A arte e a criatividade dos muitos artesãos vão espalhar-se pelo “coração” da cidade neste Dia de S. Martinho que convida a saborear também as famosas castanhas assadas, cujo delicioso aroma se espalha, nesta época, por toda a Baixa, num convite irresistível para comprar os apetecíveis cartuchos de castanhas quentes e estaladiças.

Os expositores vão colocar as suas bancas entre as ruas Visconde da Luz, Ferreira Borges e Largo da Portagem, numa mostra que pode ser apreciada das 10h00 às 17h30.

De acordo com a Câmara Municipal de Coimbra, promotora do evento, são esperados nesta feira cerca de uma centena de expositores, oriundos de vários pontos do país, uns já presença assídua no evento e outros que fazem a sua estreia nas ruas de Coimbra. Trazem as suas originais criações, produtos de cariz urbano e utilização diversa, alguns de assinatura exclusiva, que imprimem um cariz cada vez mais empreendedor ao evento.

Peças “vintage”, bijuterias e outros acessórios de moda, recriação de símbolos tradicionais portugueses, artigos em costura criativa, patchwork, tricot ou croché, utilitários para o lar ou peças meramente decorativas são alguns dos artigos que são habituais nestas feiras que têm animado a Baixa desde março, sempre no segundo sábado de cada mês.

Com este evento, a autarquia pretende contribuir para a crescente dinamização das principais artérias da Baixa, “proporcionando uma mais expressiva movimentação de pessoas” naquela área da cidade.

Esta edição tem a particularidade de, como já se disse, coincidir com o S. Martinho, tornando assim este convite ainda mais apetecível, ao juntar artesanato com as saborosas castanhas que são já uma “imagem de marca” na Baixa da cidade.

População e visitantes podem desfrutar assim destes dias ainda soalheirentos para um agradável passeio a pé, em família ou mesmo com amigos, onde podem apreciar muitos trabalhos originais e criativos, saborear as castanhas assadas e, ao mesmo tempo, desfrutar do rico património que a cidade oferece.