Feira de São Martinho regressa amanhã à Baixa de Coimbra

/, Coimbra/Feira de São Martinho regressa amanhã à Baixa de Coimbra

A Feira de São Martinho e do Outono regressa amanhã (11 de novembro), das 10h00 às 18h00, ao Largo do Poço, na Baixa de Coimbra, com os produtos típicos desta época. Recriada pelo Grupo Folclórico de Coimbra (GFC), esta feira nasceu há apenas três anos mas já conquistou público e turistas que se deixam seduzir pela grande diversidade de produtos que aí encontram.

Teresa Cioga, membro da coletividade, destaca a “grande afluência”, bem como a confraternização e animação associada a este evento. Tal como nos anos anteriores, o Grupo vai trazer ao Largo do Poço diversos produtos da época, como as castanhas, as nozes, os figos secos, frutos da terra (como chuchus, romãs, dióspiros, limões, laranjas e tangerinas), entre outros. Os visitantes vão poder deliciar-se também com grande diversidade de petiscos, que serão servidos na Tasca do Amadeu, onde não faltará a sopa à lavrador, o caldo verde, as bifanas, as pataniscas, o carapau frito, as azeitonas, a jeropiga e outras iguarias de fazer crescer “água na boca”.

A tudo isto junta-se ainda grande diversidade de compotas e a famosa marmelada, doces sabores que podem depois ser degustados ao longo de todo o ano.

O nosso desejo é que esta feira continue a crescer, tornando-a cada vez mais abrangente. Quisemos trazer o S. Martinho para Coimbra e consideramos que é importante manter vivas as tradições associadas a esta época, enquanto forma de dinamizar a cidade e também de angariarmos alguma receita extra para as atividades do nosso Grupo”, realça Teresa Cioga.

A feira pretende ainda, como destaca, “ajudar a dar vida a ruas, largos e praças” da Baixa, ao trazer para as ruas produtos e tradições que continuam a ser muito apreciados por todos.