Coimbra: Congresso de Medicina debate relação “médico-doente”

/, Saúde/Coimbra: Congresso de Medicina debate relação “médico-doente”

Coimbra recebe, este fim de semana (18 e 19 de novembro), no auditório da Fundação Bissaya Barreto, o 20.º Congresso Nacional do Médico Interno, evento que tem como tema a “Relação Médico-Doente: Património do Ser Humano” e que vai contar com a participação de conceituados especialistas, das mais diversas áreas do setor da saúde.

Organizado pela Ordem dos Médicos, vai promover, durante os próximos dois dias, o debate e a reflexão sobre temas que são considerados de “inegável relevo” tanto para os profissionais de saúde como para a população.

A sessão de abertura está marcada para amanhã, às 12h00, e conta com as intervenções do Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães; do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes (a confirmar); do coordenador do Conselho Nacional do Médico Interno, Edson Oliveira; e dos presidentes das secções regionais da Ordem dos Médicos do Centro, Norte e Sul, respetivamente Carlos Cortes, António Araújo e Alexandre Lourenço. Neste primeiro dia, às 18h00, realiza-se também a cerimónia de entrega das medalhas de mérito da Ordem dos Médicos, distinção conferida aos médicos que “pela sua atividade e mérito pessoal tenham contribuído relevantemente para a dignificação da profissão médica, da medicina em geral e da Humanidade”.

Estão também agendados dois cursos sobre “Entrevista motivacional e mudança de comportamentos relevantes para a saúde” e “Comunicação de más notícias”, que decorrerão na biblioteca do Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

O congresso começa amanhã às 9h00. “Comunicação médico-doente”, “Cancro com Humor – é possível ser feliz no caos”, “Relação Médico-Doente na Essência da Medicina” e “Candidatura a Património Imaterial da Humanidade da Relação Médico-Doente” são os temas que serão abordados no primeiro dia.

No domingo é analisado o tema “Direito à verdade e privilégio terapêutico” (9h00) e “A Neurociência da relação médico-doente” (11h30). A sessão de encerramento está marcada para as 12h00.