Portugal é o quarto país com mais pessoas com demência

/, Saúde/Portugal é o quarto país com mais pessoas com demência

A Alzheimer Portugal está preocupada com o aumento da prevalência dos casos de demência em Portugal. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) acaba de revelar que Portugal é o quarto país com mais casos de demência por cada 1000 habitantes.

A demência é um desafio enorme para muitas famílias, e, infelizmente, a grande maioria das pessoas não reconhece ainda que existem comportamentos que podemos adotar e que podem funcionar como fatores protetores contra as demências, tais como controlar a tensão arterial, o colesterol e os níveis de açúcar no sangue”, explica José Carreira, presidente da Alzheimer Portugal.

Segundo a OCDE, em 2037 os casos de demência deverão aumentar para os 32,5 por mil habitantes. Perante este cenário, José Carreira considera que é “fundamental aumentar o reconhecimento dos sinais de alerta que permitam um diagnóstico das demências mais atempado, mas também é muito importante capacitar a população para a mudança de comportamentos que promovam a saúde e previnam estas doenças”. Aumentar conhecimentos sobre esta doença é, por isso, um dos grandes desafios da Alzheimer Portugal.

Um estudo divulgado pela Direção Geral da Saúde (DGS) dá também conta que os anos de vida perdidos devido à doença de Alzheimer aumentaram em 82,7 por cento entre 1990 e 2016, sendo esta doença a terceira principal causa de morte prematura, no ranking de 2016. O aumento do tempo médio de vida dos portugueses é acompanhado por um acréscimo do tempo vivido em condições incapacitantes, tais como as doenças do foro mental e do comportamento mental, que representam 19 por cento da carga da morbilidade e incapacidade.

Infelizmente ainda existem pessoas que não têm consciência de que os hábitos e um estilo de vida mais saudáveis podem fazer uma grande diferença na nossa saúde. De tal forma que, existem pequenas ações no dia-a-dia que nos ajudam a reduzir os riscos de desenvolver doença de Alzheimer ou outras formas de demência”, explica José Carreira.

A Organização Mundial de Saúde estima que em todo o mundo existam 47.5 milhões de pessoas com demência. A doença de Alzheimer assume, neste âmbito, um lugar de destaque, representando cerca de 60 a 70 por cento de todos os casos de demência.

A Alzheimer Portugal é a única organização em Portugal, de âmbito nacional, especificamente constituída com o objetivo de promover a qualidade de vida das pessoas com doença de Alzheimer e dos seus familiares e cuidadores.