Lousã reconhecida como “Município Saudável”

/, Região/Lousã reconhecida como “Município Saudável”

A Lousã conquistou o título de “Município Saudável”, num reconhecimento pelo esforço que tem vindo a desenvolver no sentido de promover melhores condições de vida e de trabalho, mas também pelo ambiente físico e socioeconómico e pela qualidade e acessibilidade dos serviços de saúde.

O galarão foi entregue na passada sexta feira, em Viana do Castelo, e representa também, como refere a autarquia da Lousã, “mais um estímulo e um incentivo para continuar a trabalhar em prol de mais saúde e de mais qualidade de vida para a população lousanense”.

A Câmara Municipal da Lousã faz parte da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, juntamente com mais 44. Esta Rede tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto Cidades Saudáveis nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.

A autarquia da Lousã tem vindo a apostar na promoção de estratégias locais suscetíveis que se traduzam em ganhos para a saúde e a promover e intensificar a cooperação e a comunicação entre os municípios que integram esta Rede. O projeto Cidades Saudáveis incute uma mudança na forma como os indivíduos, as comunidades, as organizações de voluntariado e o poder local pensam, compreendem e tomam decisões sobre a saúde.

A Câmara da Lousã entende que as questões relacionadas com a saúde envolvem diversas áreas de atuação, transversais a várias entidades e instituições públicas que possuem como missão a melhoria dos indicadores de saúde e da melhoria da qualidade de vida de uma população.