Natal e Fim de Ano com atrações para todos na Baixa de Coimbra

/, Coimbra/Natal e Fim de Ano com atrações para todos na Baixa de Coimbra

A época do Natal e fim de ano vai ter uma magia especial na Baixa de Coimbra. Durante 45 dias, o “coração” da cidade recebe 115 espetáculos e muitos outros eventos criativos e dinâmicos que vão tornar esta área mais sedutora e atrativa nesta quadra festiva.

Pensado para públicos de todas as idades, o programa “Luzes sobre a Baixa de Coimbra – Natal e Fim de Ano” começa amanhã (1 de dezembro) e vai animar a cidade até 6 de janeiro, apesar de algumas atividades terem começado já e outras prolongarem-se por mais tempo.

O programa de animação preparado pela Câmara Municipal de Coimbra propõe 45 dias de festa, com inúmeras propostas que, pensadas para todos os públicos, pretendem dar a conhecer toda a diversidade cultural da cidade mas também reforçar a sua atratividade nesta época natalícia.

Durante a apresentação das festas, que decorreu, na segunda feira, no Salão Nobre da autarquia, o presidente do Município, Manuel Machado, destacou a diversidade do programa que resulta da “participação ativa dos diversos agentes culturais e desportivos de Coimbra” e que se traduz numa “festa briosa, com capacidade de atrair e motivar jovens de todas as idades”. Considera que este é um programa para todos – “população, pessoas que trabalham em Coimbra ou que nos queiram visitar” – e que se assume como “uma oportunidade de celebração”, que ajude a projetar Coimbra e que possa beneficiar também os agentes económicos da cidade.

Carina Gomes, vereadora da Cultura, destacou a multiplicidade de eventos que vão decorrer durante os 45 dias de festa. Ao todo, segundo explicou, vão realizar-se 115 espetáculos (mais oito do que em 2016), um total de 252 sessões (mais 62 do que no ano passado) e ainda outras 25 atividades e 14 exposições, que se vão espalhar por vários espaços culturais da cidade.

Concertos, arruadas musicais, atividades para crianças, visitas guiadas, contos e cantares de Natal, o musical “Panda e os Caricas”, iniciativas com o Pai Natal e uma atrativa iluminação de Natal são algumas das propostas deste evento que, como sublinhou Carina Gomes, “fortalece a projeção, o posicionamento e a notoriedade da cidade”, tendo também como finalidade “reforçar uma política consistente de animação e promoção urbanas”, com oferta de iniciativas que “aumentem a competitividade turística de Coimbra e estimulem a economia local”.

Luzes começam a brilhar amanhã

As “Luzes sobre a Baixa de Coimbra” vão começar a brilhar já amanhã. Apesar de decorrerem várias iniciativas ao longo do dia, o destaque vai para a inauguração da iluminação de Natal, às 18h00, no átrio da Câmara, numa sessão acompanhada de espetáculos musicais. Este ano, a iluminação estende-se, pela primeira vez, a Santa Clara, à zona do Rossio e à Avenida João das Regras e, de acordo com Carina Gomes, surge também reforçada no Mercado D. Pedro V, apresentando-se, na generalidade, mais atrativa e com melhor qualidade.

Neste programa festivo há a realçar ainda a presença do desporto. Dos muitos eventos a realizar, Carlos Cidade, vice-presidente do Município, realça a histórica Corrida de São Silvestre (30 de dezembro), o Torneio Internacional de Basquetebol (30 e 31 de dezembro) e o Memorial Luís Lopes da Conceição (9 de dezembro).

Destaque ainda para as duas árvores de Natal gigantes, que vão poder ser apreciadas na Praça 8 de Maio e no Largo da Portagem, bem como para o tradicional presépio da autoria de Cabral Antunes, no Edifício Chiado, e para a exposição de presépios que reúne mais de uma centena de presépios artesanais no posto de turismo do Mercado D. Pedro V. O habitual presépio animado dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, que abre no dia 18 de dezembro e que atrai todos os anos milhares de visitantes, e a grandiosa festa da Passagem de Ano são também algumas das grandes atrações deste programa convida todos a desfrutar da cidade nesta época tão especial do ano.

HMB, Karetus e Peste & Sida animam festa do Réveillon

Coimbra vai despedir-se de 2017 com muita música e diversão. HBM, Karetus e Peste & Sida são os cabeças de cartaz desta festa que conta ainda com muitas outras atrações, como Dj’s e bandas musicais. A Câmara Municipal promete uma “noite memorável”, que vai animar todo o centro histórico.

A festa estende-se por quatro palcos – Largo da Portagem, Praça do Comércio, Praça 8 de Maio e Terreiro da Erva – com música para ouvir e dançar para todos os gostos. A cidade vai entrar em 2018 ao som dos HMB, que vão atuar no Largo da Portagem. O mesmo palco irá receber ainda o Dj Sousa (22h30) e o Dj Vacaciones (01h30). Já na Praça do Comércio a festa abre com o Dj Tiago Bandeiras (22h30), seguindo-se as atuações de Peste & Sida (00h10) e Karetus (01h30). A Praça 8 de Maio recebe Revival Music (00h15) e no Terreiro da Erva atua a banda Hidrogénio (22h00).

O espetáculo de fogo de artifício, com oito minutos, vai voltar a iluminar os céus de Coimbra nesta noite especial que, de acordo com a vereadora Carina Gomes, deverá trazer à Baixa “mais de 100.000 pessoas”, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos.