Cantanhede distinguido como “Município Mais Azul”

/, Região/Cantanhede distinguido como “Município Mais Azul”

Cantanhede foi distinguido como “Município Mais Azul” em 2017 pela Associação Bandeira Azul da Europa e pela Agência Portuguesa do Ambiente. Este galardão, entregue no âmbito do VI Seminário da Bandeira Azul realizado em Vilamoura, reconhece e premeia os municípios que obtiveram a pontuação mais elevada na avaliação do segundo critério imperativo da candidatura do Programa Bandeira Azul, ou seja, a implementação de atividades de educação ambiental nesse âmbito.

Na zona Centro apenas os municípios de Cantanhede e Aveiro mereceram esta distinção, que reconheceu ainda os municípios do Porto (Norte), Lourinhã (Tejo), Odemira Mértola (Alentejo), Vila Real de Santo António (Algarve), Horta (Açores) e Funchal (Madeira).

A atribuição do título de ‘Município Mais Azul’, pelas atividades de educação ambiental desenvolvidas na Praia da Tocha no âmbito da Bandeira Azul, prestigia a autarquia e é motivo de orgulho para todos quantos, na Câmara Municipal e na INOVA-EM, têm estado envolvidas nessas atividades”, realça a presidente da Câmara de Cantanhede. Helena Teodósio considera muito gratificante “o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Município para dar resposta aos desafios da ecologia e da sustentabilidade ambiental enquanto fatores determinantes para garantir o bem-estar das pessoas, neste caso em benefício da qualidade balnear da Praia da Tocha, o que naturalmente também contribui para reforçar a sua atratividade”.

A autrca enaltece também “a participação ativa das escolas e de outras entidades na concretização dos projetos que estiveram na génese da eleição de Cantanhede como ‘Município mais Azul’, designadamente o Agrupamento de Escolas Lima de Faria, de Cantanhede, o agrupamento de Escolas Gândara-Mar, da Tocha, a ETPC- Escola Técnico-Profissional de Cantanhede, a Associação de Bodyboard dos Palheiros da Tocha, bem como o Agrupamento de Escuteiros 382, de Cantanhede, e o Agrupamento de Escuteiros 9096, da Tocha”.

Helena Teodósio pretende “levar ainda mais longe as parcerias para realização de atividades de educação ambiental, seja especificamente as do Programa Bandeira Azul, seja no âmbito de outras ações em matéria de ambiente, como as da Bandeira Eco XXI e da bandeira Eco-Escolas, nas quais aliás o Município de Cantanhede se tem destacado desde há vários anos consecutivos”.