Bombeiros Voluntários de Brasfemes comemoram amanhã 78 anos

/, Coimbra/Bombeiros Voluntários de Brasfemes comemoram amanhã 78 anos

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Brasfemes, no concelho de Coimbra, comemora amanhã (8 de dezembro) 78 anos de trabalho e dedicação à comunidade. Esta data vai ser assinalada com um programa que se prolonga por toda a manhã. Começa, às 8h00, com o hastear das bandeiras, seguida de romagem ao cemitério de Brasfemes. Às 9h45 é celebrada missa na igreja e, às 11h15, são recebidos as entidades oficiais e convidados.

As celebrações continuam, às 11h30, com o desfile apeado temático de Bombeiros e da Academia de Bombeiros e, meia hora depois, tem início a sessão solene, que terá como um dos pontos altos a atribuição de Medalhas da Liga de Bombeiros Portugueses a Bombeiros.

Os Bombeiros Voluntários de Brasfemes estão, assim, há 78 anos ao serviço da população, numa disponibilidade permanente que vai ao encontro das suas várias necessidades. O trabalho que desenvolvem é reconhecido pela comunidade, como ficou evidente na Corrida e Caminhada Solidária realizada no passado dia 26 de novembro, entre o Parque Verde e o Choupal, e que contou com a participação de mais de seis centenas de participantes que quiseram ajudar os Voluntários. Na ocasião, o presidente da Associação Humanitária, Gonçalo Santos, deu conta da forte atividade registada durante este ano, com a corporação “há mais de seis meses a apagar incêndios”, fogos de “uma violência extrema” que têm “provocado um grande desgaste no material dos Bombeiros”. Manifestou também o desejo da associação de “tentar repor, em condições mínimas, todo o material”, desejo que foi corroborado pelo comandante Acácio Monteiro.