Montemor-o-Velho avança com reabilitação da zona ribeirinha

/, Região/Montemor-o-Velho avança com reabilitação da zona ribeirinha

O Município de Montemor-o-Velho vai transformar a zona ribeirinha num local de lazer, acessível a todos e que dignifique aquela área da vila. O anteprojeto do Parque Urbano Ribeirinho foi aprovado, na reunião do executivo de segunda feira, por unanimidade, estando agora este ansiado projeto mais perto da concretização.

A realizar em duas fases, o Parque Urbano Ribeirinho de Montemor-o-Velho visa a valorização daquele espaço, estando prevista a criação de percursos ribeirinhos interpretativos, pedonais e cicláveis, bem como a reabilitação do edificado existente, como sanitários, e a criação de novos espaços de fruição coletiva junto às margens do plano de água com reforço dos espaços verdes. De acordo com a Câmara Municipal, a intervenção vai custar mais de 1,6 milhões de euros, investimento que está integrado no Plano de Ação para a Regeneração Urbana (PARU).

Emílio Torrão, presidente do Município, considera que este é “um dos projetos-bandeira, emblemáticos e estruturantes deste executivo e do concelho, na medida em que vai criar uma infraestrutura que dignifica e coloca Montemor-o-Velho a um nível muito elevado”. À margem da reunião, disse ainda que esta “é uma intervenção que corresponde a uma ambição ancestral das gentes desta terra” e que, quando concluída, vai deixar a vila “muito mais digna e muito mais distinta”.