Universidade de Coimbra compra edifício da Residência da Alegria

/, Coimbra/Universidade de Coimbra compra edifício da Residência da Alegria

A Universidade de Coimbra (UC) comprou, por meio milhão de euros, o edifício da Residência da Alegria que, com aproximadamente 70 anos de uso, é a mais antiga residência universitária de Coimbra e, provavelmente, do país.

A cerimónia de aquisição do imóvel decorreu na segunda feira, nas instalações da residência, na Rua da Alegria.

Fundada em 1948, a Residência Universitária da Alegria é constituída por quatro pisos e dispõe de 44 camas, distribuídas por quartos individuais e duplos servidos por casas de banho coletivas, duas cozinhas, duas salas de estar e uma sala de estudo. Até agora arrendada, a aquisição vai permitir, como explica a UC, “as obras de reabilitação de que a residência universitária necessita, num processo de melhoria das instalações das residências que a UC tem vindo a empreender nos últimos anos, e que já abrangeu quase todas as residências”.

De acordo com o reitor, João Gabriel Silva, a aquisição do edifício e as obras de reabilitação que se seguirão são “asseguradas, na sua totalidade, por receita própria da Universidade de Coimbra, o que representa um forte investimento para melhorar e qualificar as condições de alojamento dos nossos estudantes.

Atualmente, os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) têm à disposição da comunidade universitária mais de mil camas e 14 residências em vários pontos da cidade, oferecendo aos estudantes alojamento perto das faculdades que frequentam.

A UC considera que “viver numa residência universitária permite uma experiência académica única e facilita a ligação ao ambiente estudantil de Coimbra”.