LPCC e CHUC asseguram Natal especial a doentes e familiares

/, Saúde/LPCC e CHUC asseguram Natal especial a doentes e familiares

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC-LPCC), em colaboração com os serviços de Radioterapia e Hospital de Dia de Oncologia Médica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), preparou uma semana de atividades alusivas ao Natal para amenizar a estadia de doentes e acompanhantes.

Esta semana é, assim, especial para todos. “Um Natal para Todos” começou na segunda feira e termina hoje (22 de dezembro), com um programa que incluiu um conjunto variado de iniciativas que procuram tornar a presença dos doentes e familiares naquele hospital mais acolhedora e descontraída, de forma a “aliviar” as preocupações de todos aqueles que, ao longo desta semana, se dirigem ou dirigiram aos serviços de Radioterapia e Hospital de Dia de Oncologia Médica do CHUC. Este ano, em vez de se concentrarem num só dia, as comemorações estendem-se por toda a semana, garantindo assim maior alcance e diversidade.

O programa abriu na segunda feira com um showcooking sobre confeção alimentar proporcionado pela Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, com distribuição de bolo-rei pelos presentes no fim da iniciativa. À tarde atuou o Coro ao Centro, constituído por doentes oncológicos, voluntários e ainda elementos da direção do NRC-LPCC. Na terça-feira o destaque foi para a dança e para a animação com os Palhaços d’ Opital. Na quarta feira houve música com jovens do Conservatório de Música de Coimbra e o habitual desfile de vestidos de chita pelo Centro Comunitário de Coimbra. Para ontem estava reservada a distribuição de presentes de Natal pelo Núcleo Regional do Centro em diversas unidades de saúde de toda a região e a atuação de Ana Pereira.

O programa “Um Natal para Todos” termina hoje. Pela manhã atua o multi-instrumentista João Viola. Em simultâneo com alguns destes momentos musicais, são proporcionados aos doentes e acompanhantes pequenos workshops de criação de decorações de Natal, assegurados pelos voluntários da LPCC.

Esta iniciativa integra-se no objetivo da LPCC de humanização da assistência ao doente oncológico.