Bombeiros abastecem localidades de Penacova com água potável

/, Região/Bombeiros abastecem localidades de Penacova com água potável

O Município de Penacova recorreu, esta semana, à ajuda dos bombeiros para normalizar o abastecimento de água nos reservatórios de Vale do Tronco e Vale Maior. Esta medida surgiu na sequência da chuva que caiu na região nos últimos dias, provocando enxurradas que, após os trágicos incêndios de outubro, deixaram as águas do Rio Alva turvas e impróprias para consumo humano, afetando assim algumas localidades da União de Freguesias de Friúmes e Paradela, que são abastecidas por aqueles reservatórios.

Em nota divulgada, o Município de Penacova explica que “a captação de Vale do Tronco, efetuada no Alva, já verificava alguma alteração na cor e na qualidade, começando a ficar turva”, facto que levou o presidente da Câmara, Humberto Oliveira, a “agilizar os serviços da autarquia, nomeadamente a Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos”, que desde a tarde de segunda feira tem desenvolvido “todos os esforços para, com a maior brevidade, normalizar o abastecimento de água nas localidades afetadas”.

Para assegurar o abastecimento aos depósitos de Vale do Tronco e Vale Maior, a autarquia recorreu a camiões cisterna das corporações de Bombeiros Voluntários de Penacova, Vila Nova de Poiares e Miranda do Corvo, garantindo, desta forma, que “a água que abastece as populações é efetivamente própria para o consumo humano”.

Humberto Oliveira enaltece, ainda, o trabalho desenvolvido pelos funcionários da autarquia que, “no local, têm desenvolvido todos os esforços para repor a normalidade”, bem como expressa os seus agradecimentos às corporações de bombeiros envolvidas nesta operação. Apelando à melhor compreensão das populações afetadas, o autarca alerta, igualmente, para que “todos compreendam a importância da poupança de água, neste momento em particular, destacando que a água abastecida pela rede pública deverá ter, como primeira prioridade, o consumo humano”.