Basquetebol: Tainá Paixão eleita atleta do mês de dezembro da Liga Feminina

/, Desporto/Basquetebol: Tainá Paixão eleita atleta do mês de dezembro da Liga Feminina

Tainá Paixão, internacional brasileira que está a jogar na equipa sénior feminina do Olivais Futebol Clube (FC), foi considerada a atleta do mês de dezembro da Liga Feminina ao conseguir uma média de 26,1 pontos de valorização MVP com um máximo de 43,5 na jornada 14, no jogo contra o CAB Madeira.

Tainá fez parte do cinco ideal da Liga Feminina nas semanas 8, 9 e 10 da Liga Feminina, sendo uma das melhores bases da Liga Feminina de Basquetebol em Portugal, ao liderar o ranking de assistências com uma média de 6,1 assistências por jogo.

No jogo de 1 de dezembro, em que o Olivais derrotou a equipa do Vitória de Guimarães, Tainá marcou 8 pontos, fez 10 assistências e obteve 18,5 pontos de valorização MVP. No jogo do dia 8, em que o Olivais perdeu com a equipa da Ovarense, marcou 20 pontos, fez 6 assistências e obteve 23,5 pontos de valorização MVP. No jogo do dia 10, em que o Olivais derrotou a equipa do Vagos, marcou 23 pontos, fez 8 assistências e obteve 31,5 pontos de valorização MVP sendo a MVP deste jogo. No jogo do dia 16, em que o Olivais se deslocou ao pavilhão do campeão nacional GDESSA e foi derrotada, Tainá marcou 12 pontos, fez 4 assistências e obteve 13,5 pontos de valorização MVP. No jogo do dia 17, em que o Olivais recebeu no seu pavilhão e derrotou a equipa do CAB Madeira, marcou 30 pontos, fez 10 assistências e obteve 43,5 pontos de valorização MVP sendo a MVP deste jogo.

Em nota divulgada, o Olivais FC realça que “Tainá Paixão contribuiu de forma decisiva para os sucessos da equipa”, que atingiu, pela primeira vez desde o início do campeonato, os lugares de acesso aos playoffs. Dos cinco jogos disputados em dezembro, a equipa olivanense ganhou três e tem perspetivas de ainda melhorar a sua prestação, com a chegada da jogadora americana Norianna Haynes.

Nestes cinco jogos de dezembro, Tainá Paixão marcou uma média de 18,6 pontos por jogo e fez uma média de 7,6 assistências por jogo.

Tainá Paixão possui os títulos de campeã sul-americana (Argentina/2013, Equador/2014 e Venezuela/2016) e bronze na Copa América (México/2013). A atleta recebeu o troféu de ‘Jogadora Revelação’ do campeonato da LBF – 2013/14.